Mês de Conscientização da AIDS


Hoje é o dia da Luta Mundial contra a AIDS, uma doença que assola o mundo desde a década de 1980 e que por anos estigmatizou seus portadores, e apesar das várias campanhas de conscientização e dos avanços da ciência na pesquisa para uma busca de cura, ainda mata ao redor do mundo milhares de pessoas todos os anos.

Além de pessoas comuns, artistas, escritores - enfim, pessoas públicas - vieram a falecer devido à complicações decorrentes do vírus HIV e ainda hoje, muita gente trata o tema com bastante tabu. Além da importância de se conscientizar as pessoas com relação a prevenir o contágio, é necessário também diluir o preconceito sofrido pelos soropositivos. 

Na literatura, nomes como Caio Fernando Abreu, Isaac Asimov e Michel Foucault vieram a morrer por conta dessa doença, e alguns livros também abordam a temática. Através deste post, venho indicar algumas obras que falam abertamente [ou de maneira mais sutil] sobre a doença... Eis a lista:

  •  Filadelfia - Christopher Davis


Este livro fala sobre a homofobia e o preconceito com portadores do vírus HIV. Um advogado é demitido por 'justa causa' mas suspeita que armaram para que ele fosse despedido, pois no escritório onde trabalhava, desconfiaram que ele estivesse contaminado com o vírus da AIDS. Ele então resolve procurar um advogado para cuidar de sua causa, e o advogado que ele encontra é homofóbico. O romance foi escrito baseado num roteiro do filme de mesmo nome, com Tom Hanks no papel do protagonista Andrew Beckett. Já falei sobre ele aqui no blog, e você pode encontrar a resenha com mais detalhes clicando neste link.


  • Depois daquela viagem - Valéria Piassa Polizzi


Trata-se de uma obra de não-ficção, pois conta a história da autora sobre sua trajetória, desde o contágio na primeira relação sexual aos 18 anos até o momento em que o livro foi publicado. Valéria está viva até hoje graças à ação da medicina e é um exemplo de garra e perseverança, de que apesar do vírus, é possível ter uma qualidade de vida digna convivendo com a doença... mais detalhes sobre o livro, clica aqui...


  • O tribunal da quinta-feira - Michel Laub


Um dos nomes mais impressionantes da literatura contemporânea brasileira, Michel Laub 
traz uma crítica profunda e pungente através da história de um personagem que se vê envolvido num escândalo por causa de e-mails comprometedores dele sendo divulgados. Assim como em Filadélfia, a 'morte social' do indivíduo é pauta dessa obra lançada pela Companhia das Letras e já falada aqui...


  • Só Garotos - Patti Smith


Apesar de não ser uma leitura que fale especificamente sobre o tema, traz o relato de Patti Smith falando sobre seu companheiro Robert Mapplethorpe, vitimado pelo vírus no final da década de 1980. Uma não-ficção emocionante, que leva o leitor a conhecer o relacionamento da cantora com o fotógrafo, e de todas as situações difíceis que eles enfrentaram juntos, sem perder o companheirismo, afeto e amor. Falei dele aqui.

  • Black Hole - Charles Burns


No quadrinho também se fala da AIDS, embora não se fale diretamente da Síndrome em momento algum da história. Mas é impossível ao leitor não se atentar à referência quando se tem uma trama em que os adolescentes dos anos 1970/1980 se deparam com estranhas deformações pelo corpo, depois do contato sexual com pessoas contaminadas por tais anomalias. A alusão é clara e feita de maneira criativa e surpreendente, numa ambientação mórbida, existencialista e desprovida de boas perspectivas... uma espécie de geração 'perdida'... Mais detalhes -  aqui.


  • Girassóis - Caio f. Abreu


É uma metáfora sobre sua brevidade após descobrir-se soropositivo. Resenhei aqui.



Faço menção honrosa ao quadrinho Sandman, do incrível Neil Gaiman. No 9º arco, intitulado Fim dos mundos, ele contém uma 'cartilha sobre AIDS' trazendo a personagem Morte ao final da edição. 

Enfim... o intuito dessa postagem é trazer conteúdo que fale sobre a temática e que possa contribuir de alguma maneira sobre a forma como lidamos com o vírus, com seus portadores e no quão importante é cuidar da nossa saúde, nos protegendo e protegendo também a quem amamos. Usem camisinha. É um ato de amor ao próximo e ao nosso corpo. 




7 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Nossa, adorei demaisss o seu post! Eu recebi um e-mail do Médicos Sem Fronteiras sobre o assunto, pois sou doadora, mas ainda não li o e-mail. Eu sei que o Rio Grande do Sul (moro aqui) é o estado mais grave com a doença </3 Eu amo demais a literatura do Caio, as "Cartas para além do muro" são muito tristes. Ocasionalmente, estou lendo Só Garotos. Como não conheço absolutamente nada da vida da Patti, estava confusa sobre quem era o Robert. Obrigada pelo spoiler hahaha. Não sabia que ele tinha AIDS :( Eu li "Depois daquela viagem" na adolescência, mas não sabia quase nada sobre a doença, mas vivo querendo reler. Fiquei interessada em "Filadelfia", vou procurar. Obrigada pelas dicas e obrigada por falar do assunto na blogsfera, é muito importante!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que post mais informativo! Eu nao fazia ideia de que Foucault havia morrido por isso, que triste. Adorei as dicas e acredito que cada um dos livros traga uma dose importante de informação a cerca do assunto.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nossa que post maravilhoso! Eu adorei as indicações e percebi que nunca li nenhum livro que falasse sobre o tema. Realmente, a doença é tratada com muito tabu, mas é preciso falar sobre ela para conscientizar as pessoas, prevenir o contágio e combater o preconceito. Parabéns por este post, tão incrível!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Achei muito bacana o post. É muito importante as pessoas se conscientizarem. Gostei principalmente de você trazer algumas leituras que tratam de alguma forma a doença. Quero muito ler Black hole.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Esse post foi bastante informativo eu sei como técnica de enfermagem que o vírus Hiv ainda é a causa de muitas mortes só não sabia que alguns escritores morreram com esse vírus e não sabia dos livros que já anotei para buscar le-los futuramente

    ResponderExcluir
  6. Seu post é uma utilidade pública e irei compartilha-lo.
    Não conhecia essas obras e nem fazia ideia que tinham essa temática. Já quero ler mais a respeito porque é um assunto que PRECISA ser discutido sempre.

    Beijos

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  7. Olá! Adorei a sua postagem! Em tempos como o nosso, é muito importante alertar as pessoas sobre os riscos que correm, por mais que a medicina esteja avançada, a AIDS não tem cura e, por incrível que pareça, as pessoas carecem de informações sobre contágio e os riscos que correm.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.