O ninho da serpente - Pedro Juan Gutierrez

Cuba passa por um grave bloqueio econômico americano. E é nesse contexto que conhecemos Pedro Juan, um rapaz que vê is pais se sacrificarem a fim de sustentar a família. Mas na idade de 15 anos, seus anseios parecem superar tudo isso...
Dentro de si existem fantasias sexuais, surtos violentos, uma crescente paixão pela literatura. O cenário é Matanzas, cidade litorânea de Cuba, repleta de miséria, violência e opressão. Pedro Juan vive de bicos, contrabandos, até que é convocado para o serviço militar. Vive bizarras aventuras sexuais com mulheres marginalizadas. Nesse turbulento processo de amadurecimento que Pedro constrói sua perspectiva de mundo, trabalhando inclusive em corte de cana, vendendo sorvetes e se desviando de suas "obrigações" no quartel.

O Ninho da serpente [Companhia das Letras], é o que se pode chamar de romance de formação, e uma espécie de autobiografia do escritor cubano Pedro Juan Gutierrez, apesar das advertências dele sobre a ficcionalidade da obra, mas é praticamente impossível ao leitor desconectar a figura do protagonista com a vida de Gutierrez. 


Numa linguagem crua, - já familiar aos apaixonados por sua narrativa - Gutierrez não se desprende do detalhismo visceral, realista e objetivo em sua prosa. Ame-o ou Deixe-o. Pode não agradar a muitos, mas certamente impacta a todos que se aventuram a conhecer seus protagonistas, cenários e cotidianos desveladamente decadentes e [ir]reais...

12 comentários:

  1. Eu não conhecia o autor, e fiquei extremamente curiosa para ler. Normalmente esse tipo de leitura não entra na minha zona de conforto, mas as vezes é bom sair dela e conhecer obras incríveis, né?
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não conhecia essa obra, mas de cara já fiquei impactada com a quantidade de temas que o autor aborda. Deve ser uma leitura bem reflexiva, esse que de autobiografia que dá veracidade a sua escrita, me deixou curiosa com o autor.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Não conhecia essa autor, pela capa não era um livro que escolheria para ler, mas já sabendo do conteúdo, me chamou a atenção ao ser biográfico e detalhado realista, parabéns pela resenha fiquei intrigada com o livro, já anotei a dica, vou ler com certeza. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Hi. Tudo numa nice?!
    Eu não conheço o autor e nunca ouvi falar dele nem do livro. A escrita muito menos. É quase impossível a gente se desprender da vida do autor nas obras que escrevem ainda que eles digam que são ficções. Digo isso por viver a mesma coisa. Apesar do apelo não é uma obra que me interesso ou leria.
    XO XO

    ResponderExcluir
  5. Fui fisgada já no título. Uau! Pelo visto é um livrão msm. Gosto de títulos que tem linguagem crua e tenho buscado ler mais autores Latino-Americanos

    ResponderExcluir
  6. Gosto demais desse estilo de leitora e esse autor ainda não conhecia, mas estou bem curioso para saber de sua história que deve estar sensacional. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  7. Oioi! Eu adoro romances de formação, e acho que ler um que se passa em Cuba, lugar do qual muito ouvimos falar atualmente, será bastante enriquecedor. Sendo autobiográfico ou não, me parece ser um prato cultural, histórico e literário cheio, com certeza vou procurar. Abs!

    ResponderExcluir
  8. Indicações interessantes como sempre, grato !! Cuba parece ser um lugar incrível por tudo que é, por seus acertos e problemas, e cada vez mais dá caras lições de solidariedade ao mundo.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Val! Gosto muito das dicas que vc traz pq as vezes a capa não revela muito, como é o caso de "O Ninho da Serpente". Achei o enredo bem forte e real, daqueles que nos tiram da sua zona de conforto. Livros que acompanham a jornada turbulenta de amadurecimento de seus personagens costumam ter muito a nos acrescentar.
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. já tinha ouvido falar de Pedro Juan Gutierrez, mas nunca li nada dele, gosto de obras cruas do modo que você descreveu que essa é. não sei se leria agora, masa gosto da premissa.

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem? Acredita que não sei muito sobre Cuba? O que lembro são aquelas aulas de história que vimos no colégio. Ou que estudamos para prestar vestibular. Interessante a obra se misturar com a vida pessoal do autor. Se é um leitor que acompanhou bem de perto sua carreira fica ainda mais fácil perceber essas características em sua obra. Acredito que de modo geral todos os livros têm influência da vida pessoal de seus autores concorda? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Val, você sempre traz uma literatura que impacta aqui como sugestão. Fiquei super curiosa em conhecer essa história. Adoro muito essa linguagem mais crua, mais real. E se é uma espécie de "autobiografia", a atenção fica ainda mais em alerta.
    Beijocas

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.