[Crônica] Noite de Natal - Eduardo Galeano


Fernando Silva dirige o hospital de crianças, em Manágua. Na véspera do Natal, ficou trabalhando até muito tarde. Os foguetes esposavam e os fogos de artifício começavam a iluminar o céu quando Fernando decidiu ir embora. Em casa, esperavam por ele para festejar.

Fez um último percorrido pelas salas, vendo se tudo ficava em ordem, e estava nessa quando sentiu que passos o seguiam. Passos de algodão: virou e descobriu que um dos doentinhos andava atrás dele. Na penumbra, reconheceu-o. Era um menino que estava sozinho. Fernando reconheceu sua cara marcada pela morte e aqueles olhos que pediam desculpas ou talvez pedissem licença.



Fernando aproximou-se e o menino roçou-o com a mão: — Diga para… — sussurrou o menino —.Diga para alguém que eu estou aqui.

O livro dos abraços ~

10 comentários:

  1. Oiii tudo bem???

    Não sei se entendi bem, ou se mal compreendi, mas gostei.
    Queria ler mais e fiquei curiosa.
    Não costumo gostar de contos de natal, mas ate q me cativou.
    Bjs Rafa

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de ler crônicas. Eu escrevia muitas crônicas, porém nunca cheguei a publicá-las.Essa crônica de Noite de Natal do autor, está ótima. Meus parabéns pelo ótimo post! É muito bom poder conhecer e ler esse texto do autor.

    ResponderExcluir
  3. Caraca, que crônica leve e gostosinha de se ler. Adoro contos assim, bem curtinhos e que por mais que tenham poucas palavras, nos emerge em um universo muito vasto. Adorei!!!
    Abraços, Kathlen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu não diria ser leve um tema que aborda a morte e a solidão de maneira tão crua como só Galeano sabe fazer.. mas fico feliz que tenha curtido a escrita dele...

      Excluir
  4. Meu Deus, que texto! Estou impactada e arrepiada. Acho que principalmente por eu trabalhar em um hospital (inclusive trabalhei na noite de Natal tbm) e essa ser uma realidade dura q a gente tem q conviver!
    Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino teu sentimento ao ler, e lembrar do que vc vivência.. leia Galeano. Ele é incrível hehe
      Bj

      Excluir
  5. Nossa, não sei se digo "OI" ou "UAU". Após ler essa crônica (mesno sentindo que está faltando algo nela), fiquei arrepiada. Não costumo ler poemas, poesias, contos ou crônicas. Mas adorei ler esse trecho. Espero futuramente ler mais crônicas aqui no seu blog, porque fiquei encantada lendo este.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não não falta. É que Galeano costumava escrever assim mesmo, com desfechos secos que nos deixam com nó na garganta...
      Espero que leia mais coisas dele... Bj

      Excluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.