Homens que mudaram a História - Getúlio Vargas

Em mais um volume das publicações da CL Editora, Homens que mudaram a História, dessa vez somos apresentados à trajetória de vida de uma das figuras políticas mais populares da História brasileira. Getúlio Vargas nasceu no RS e desde cedo teve contato contato com a política local, devido à influência de sua família nesse contexto. 


Ingressou muito cedo na Faculdade de Direito, foi marido, pai, deputado federal, e chegou até a presidência. A obra se trata de um breve resumo sobre os fatos mais importantes de sua carreira política e seus primeiros anos, e essa abordagem em sua vida pessoal facilita a compreensão do homem que foi Getúlio.

Conflitos, revoltas, decretos, entre outros elementos foram comuns durante sua liderança política. Em seu governo foi criado o primeiro código eleitoral do Brasil, dando oportunidade para analfabetos e mulheres votarem. Vargas é considerado um populista, devido a uma série de medidas tomadas em seu governo que favoreciam a classe trabalhadora, garantindo o apoio do povo. 

Flertou com o fascismo, foi pressionado por seus opositores, entregou Olga Benário [grávida] aos nazistas [e ela foi morta num campo de concentração]. Implantou uma liderança de caráter ditatorial, tendo aplicado um golpe de Estado, instituindo assim o período histórico conhecido como Estado Novo. 

Seu governo certamente poderia ser definido como polêmico. E sua vida terminou de maneira dramática: suicídio com arma de fogo, depois de escrever uma carta testamento, criticando aqueles que se opunham às suas ideias. Por causa da perda do apoio de importantes setores do exército e da classe trabalhadora, Vargas já previa o caos que viria em seguida e escolheu dar um tiro no coração, no dia 24 de agosto de 1954, "saindo da vida para entrar na História."

Evidentemente entrou para os anais da História, não apenas pelo suicídio em si, mas por toda a carreira política construída ao longo de anos, tendo sido uma das personalidades históricas mais importantes do século XX na Política brasileira.




16 comentários:

  1. Adorei o Post! Já tinha visto um pouco sobre a vida do Getúlio nas aulas de história e sociologia, mas nunca tinha me aprofundado.

    Parabéns pelo trabalho!

    Bjs Aruom Fênix

    Blog Leituras de Aruom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho pertinente falar a respeito, ainda mais num cenário caótico qhe o Brasil ae encontra, né?
      Obrigada. 🤗

      Excluir
  2. Eu Tô adorando ler seus posts que envolvem livros sobre a história nacional, estou aprendendo muito e olha que sou de Humanas e sei a ordem cronológica dos acontecimentos desde o primeiro presidente até a candidatura de Lula, mas eu sempre me impressiono com os livros que você indica. Adorei a foto e esse post ficou incrível, espero poder ler a obra futuramente.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que esteja gostando. Vou retomar essas indicações a partir do segundo semestre do ano
      Bjs

      Excluir
  3. É tão revoltante que deixaram a ditadura acontecer no Brasil. Assim como o nazismo aconteceu na Alemanha. Getúlio Vargas, infelizmente, é considerado um herói político para muitos, assim como Hitler também ainda é considerado um herói para os nazistas, que ainda existem pelo mundo. É bom falar sobre a ditadura e dessa figura política polêmica, para que ela nunca mais venha a acontecer novamente e líderes assim nunca mais estejam no poder. Quando se fala em Getúlio Vargas, é difícil não lembrar da ditadura, tantos assassinatos de inocentes que até hoje nâo forma identificados, sem falar na tortura, opressão, sensura e genocídio. Foram tempos sombrios no Brasil. Enfim, é bom conhecer nomes que marcaram a história do Brasil, mesmo sendo nomes mancharam a história de opressão e mortes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Inclusive, se a gente for analisar o cenário atual, infelizmente isso não tá muito diferente desse período do Estado Novo.

      Excluir
  4. Que interessante seu post! Adoro história e Brasil República... Vargas é com certeza meu assunto preferido na matéria, principalmente por ser um período onde diversos direitos foram concedidos aos trabalhadores, ainda que como ferramenta de manipulação por Getulio, mas foram de suma importância para o sistema trabalhista vigente no nosso país. Ótimo post!
    Um grande abraço,
    Kathlen (@nocairdaspaginas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, há que se fazer essa ressalva..embora o motivo real a gente já saiba, né rs

      Excluir
  5. Está aí um presidente que deixou sua marca na história desse país. Por um lado defendido como o "pai dos pobres", por outro aclamado como um cara inteligente que deu viradas espetaculares em sua carreira, como um grande ditador disfarçado.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe eu seria do time que o considera o manipulador que flertava com o nazismo rs

      Excluir
  6. Oii! Eu acho muito interessante essas coleções que abordam sobre a vida de políticos e achei muito legal você trazer aqui para o blog e contar um pouquinho (bem pouquinho mesmo, haha) sobre ele! É o tipo de post que é muito importante ❤

    ResponderExcluir
  7. Getúlio foi um presidente que marcou demais.
    Livros sobre a historia nacional é um assunto que nunca deveria sair da pauta
    amei o post

    ResponderExcluir
  8. Acho ótimo essas resenhas historicas que vc faz aqui. Pq embora seja nossa história e a gente obrigatoriamente tenha visto na escola, é como se não tivesse. Várias informações q vc passou eu não sabia (ou não lembrava).
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não dá tempo de vermos tanto da história na escola. Por isso acho importante, como professora de história e blogueira, abordar esse conteúdo por aqui 🤗

      Excluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.