Piedra de Sol - Octavio Paz

Publicada pela Editora Guanabara, Pedra de Sol é uma edição bilíngue do oeta mexicano Octavio Paz. Trata-se de um poema de amor mas que possui traços marcantes acerca da pátria de Octavio. Ele é um dos poetas e ensaístas mais aclamados. 


Escrito em 1957, o poema Pedra de Sol faz referências ao período em que a intelectualidade mexicana se acentuava no entre-guerras. É uma maneira de escrever sobre a América e seus dilemas, particularidades e povo em si. Há uma cadência densa, rítmica e apurada em cada um de seus versos. Traduzido por Horácio Costa, o texto possui uma dinâmica cíclica, com repetição de versos em seu desfecho e que sugere continuidade, e faz alusão a estela-calendário, monumento importante do país.



O número de versos em Pedra de Sol corresponde ao número de dias que estruturam os anos de civilização meso-americana. Essa alusão à cultura e religiosidade dessas civilizações só tornam o poema ainda mais precioso, devido à essa estruturação e crueza de suas estrofes.

É um simbolismo que faz de Octavio Paz um grande mestre na arte de construir poesia.


4 comentários:

  1. oi!
    Eu adoro poemas e poesias :D não conhecia o trabalho de Octavio Paz, ja quero este livro...

    ResponderExcluir
  2. Olá, amei saber da existência dessa obra pelo seu post, me parece ter uma estrutura muito interessante, certamente lerei quando puder.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.