Homens que mudaram a História - Che Guevara


Os grandes só parecem grandes porque estamos ajoelhados.

Homens que mudaram a História é uma publicação da CT Editora LTDA. Che Guevara é o volume que dá início à série de publicações nessa temática. Trata-se de uma obra que aborda os primeiros anos da figura mítica que viria a se tornar um dos grandes nomes da História Latina devido às causas que abraçou em seu continente-país.


Nascido na Argentina, sofria de asma e desde muito cedo mostrava apreço pelas Letras. Havia em si um instinto aventureiro, e tão logo pôde, saiu pelo mundo, se dando conta do quão sofrido era o povo por causa da miséria incutida pela política. Após a morte de sua avó, optou por estudar Medicina. Viajou numa moto, junto a um amigo, cruzando toda a América do Sul. Cuidou de leprosos, foi pai, conheceu Fidel Castro, lutou pela sua causa durante a Revolução Cubana  para depor Fulgêncio Batista.

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.

Sua ideologia era de cunho revolucionário. Apesar de ter conquistado cargos importantes em Cuba, Che deixou tudo para trás a fim de se arriscar em novas guerrilhas. Foi morto na Colômbia após uma emboscada. Havia escrito cartas, se despedindo de parentes e amigos. Sabia em seu íntimo que em algum momento poderia morrer pelos seus ideais. 


Derrota após derrota até a vitória final.

Com sua morte, nascia o mito, um dos grandes ícones do século XX, e seu rosto chegou a estampar pôsteres, canecas, camisas e cadernos. Talvez algo que não viesse a se orgulhar, devido a suas convicções anti-capitalistas...


Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.

Foi imortalizado na pele de Maradona. Cultuado como santo na região onde foi assassinado. Teve sua história contada em filmes e documentários. Conta ainda com inúmeros 'odiadores' que o enxergam como uma figura déspota, assassina e subversiva. Contrário à cultura americana, lutou avidamente contra seu regime econômico e social.


Che Guevara pode não ser um ídolo por unanimidade, afinal - trata-se de uma personalidade histórica que encontra desagrado em grandes proporções - mas não há como negar a importância de sua existência, que certamente faz jus ao título da Coleção e realmente deixou registrado seu nome na História..


Eles podem até tirar minha vida, mas nunca minha liberdade.

8 comentários:

  1. Olá!
    Eu já li muitas histórias e depoimentos sobre Che Guevara, de fato ele é uma figura icônica que tem admiradores e odiadores. Já assistiu One Day at a Time? É uma série tipo sitcom com uma pegada dramática, falando de imigrantes cubanos nos EUA. Levando em consideração que a série é americana, dá pra entender também porque eles não são apoiadores de Guevara. Gostei da indicação, não parece um tipo de biografia que puxe a sardinha para o lado do guerrilheiro ou vice-versa, dá pra ter um panorama geral sobre a figura de Che e chegarmos a uma conclusão por nós mesmos.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  2. Olá, que obra interessante, claro que eu conhecia o Che, mas não tão em detalhes. Ótima dica.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oiii

    Tenho meus sentimentos encontrados com relação ao Guevara, por um lado admiro sua determinação, coragem até, é inegável que ele se tornou uma lenda, e dificilmente será esquecido, a imagem dele é tipo um ícone pra muitos. Poré,, quando a gente começa a se aprofundar no homem por trás do mito a gente descobre uma pessoa cheia de poréns, alguém que não era do bem e nem do mal e que certamente fez suas boas e más escolhas

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia a coleção ainda e gosto muito de ler biografias, sei pouco, quase nada, da história de Che Guevara e acho que seria uma leitura que me traria conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Acho ele um personagem histórico real tão contraditório... Mas achei suas colocações sobre a leitura interessantes. Confesso que não é muito o meu estilo de leitura, no entanto, é importante conhecermos a história de personalidades mundiais que marcaram a história, tanto positiva quanto negativamente, dese que tudo seja escrito com a realidade e embasado em estudos, leria esse livro, sim.

    Beijo.
    Ana.

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Ele é como uma figura pública como tantas pela História.
    Herói para uns e assassino para outros. É tudo questão de posicionamento político e cultural. Para grande parte das pessoas que alimentam o capitalismo, ele era um lunático e para os que apoiam suas ideias, é um rebelde contra um sistema opressor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Nunca tive uma vibe de ler biografias, mas venho demonstrando interesse em algumas em específico que quero tentar me arriscar no gênero. Ótima dica, afinal como você disse, ele é uma grande figura pública. Adorei a dica!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conehcia este livro ainda, mas fiquei curioso com o seu conteudo... Sempre ouvi falar do Che Guevara, mas nunca fiquei particularmente cuiroso na verdade.

    Enfim, que otimo que gostaste!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.