Clássicos da Literatura brasileira e [Re]leituras...



Bom, aqui estou eu para mais um Desafio Literário
Há um tempo venho admirando minha 'estante' [que na prática ainda não tenho] e percebo que tenho vários livros que já li e me foram especiais em algum momento da vida e que necessitam ser apreciados novamente. Histórias que me deixaram abobalhada, reflexiva e feliz... Penso que um bom livro deve ser lido e [re]lido quantas vezes forem desejadas. Então, resolvi separar os que mais flertam comigo da pilha a fim de [re]lê-los esse ano... Além dos que eu gostei de ler, resolvi dar uma chance a alguns que em minha leitura não fluíram completamente, não pelo fato de ser uma obra ruim, mas simplesmente porque minha mente não estava bem absorta e concentrada na leitura deles. 
A lista:

Quincas Borba - Machado de Assis [o primeiro livro que li dele, ainda era criança e por isso necessito de uma [re]leitura, com a cabeça de hoje a impressão que terei do livro será bem distinta da que tinha quase 20 anos atrás...]
A moreninha - Manuel Joaquim de Macedo [um dos livros que não foram bem aproveitados na época em que li, e resolvi 'dar uma chance'...]
Iracema - José de Alencar [gosto da escrita do autor, mas esse livro em particular não me agradou... vai ver eu não me entreguei às suas páginas como deveria... quem sabe mude minha concepção sobre ele...]
Último Tango em Paris - Robert Alley [li duas vezes, mas como é um dos meus preferidos e pretendo resenhá-lo em breve, resolvi entorpecer novamente por entre suas páginas... e depois verei o filme novamente...]
On The Road - Jack Kerouac [um dos meus livros preferidos, meu segundo contato com Kerouac, pois já tinha lido Tristessa. Na época eu li porque peguei a edição de um amigo emprestada, mas quando Minho me deu de presente em meu aniversário de 2012, resolvi que preciso [re]ler pela minha própria edição...] 




A segunda parte desse Desafio é escolher entre meus livros alguns títulos de literatura brasileira comprados na Bienal do Livro PE 2011 e que ainda não foram lidos. [heresia]
A idéia é ler um a cada 2 meses, pelo menos... Os títulos escolhidos foram:


Memorial de Aires - Machado de Assis
A carne - Júlio Ribeiro
Angústia - Graciliano Ramos
O ateneu - Raul Pompéia
A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães
Casa de Pensão - Aluísio Azevedo



Dessa lista, o único que não foi comprado em Bienal foi Angústia, que ganhei de uma amiga. [E essa capa foi a imagem mais aproximada da minha edição, que é bem antiga e não achei no google...]
Como devem ter percebido, a maioria dos livros são clássicos da literatura nacional. Espero poder vencer mais essa meta de leituras para 2014...
E vocês, já leram ou tem vontade de ler algum[ns] desse[s] livro[s]? Me falem nos comentários... 

6 comentários:

  1. Eu não vou dizer que seja muito fã de literatura brasileira clássica (gosto mais da contemporânea nesse caso). Mas em 2006 eu li muuuita coisa por causa da expectativa de fazer vestibular e enem. Gostei muito de alguns, outros nem tanto.

    Angústia do Graciliano eu preciso reler também, lembro que gostei na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de Graciliano eu já li Vidas secas e São Bernardo. Curti demais a escrita dele. Angústia será meu terceiro título dele. ^^
      Sério que tu não gosta dos clássicos brasileiros, Tama O.o' rsrsr
      eu sempre lia quando mais nova, mas nem foi por causa de vestibular, então creio que não tenho o 'trauma' que tanto falam devido a isso rsrs
      bjs e obrigada por sempre passar por aqui ♥

      Excluir
  2. Kerouac é um belo companheiro, ''On the Road' e seus fluxos de consciência!!
    Aproveitando os autores brasileiros, Vou citar o Nordestino dos (Olhos da Insônia) de Amílcar Dória Matos!!
    Odara xx

    ResponderExcluir
  3. Olá, Valéria, como vai?
    Quero ler Iracema e A moreninha *-*
    Não sou fã... nem gosto de Kerouac -não me chute kkk
    Último Tango em Paris é tão bem falado por ti, que me dá vontade de ler *-*

    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Valéria! Uma vez uma amiga minha estava lendo "A Moreninha" por obrigação da mãe e disse que estava odiando, confesso que fiquei com um pouco de medo depois disso e até hoje não me arrisquei na leitura. Dos livros citados, estou doida pra ler "On The Road" e "A Escrava Isaura", ambos que me chamam a atenção há bastante tempo!
    Esse ano é época de vestibular pra mim, então acredito que eu vá ter que ler muitas obras clássicas! Quem sabe até alguns da sua lista, também entrarã na minha, não é? Hahahaha
    Adorei essa TAG, ainda não conhecia, mas é uma ótima maneira de estimular a leitura dos clássicos! <3

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Quando eu vi releituras imaginei que você estivesse se aventurando entre os clássicos revisitados como Orgulho preconceito e zumbis (que ainda não li), ou Dom Casmurro e os Discos Voadores (que achei bem legal) ou Escrava Isaura e o Vampiro (que odiei completamente).

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.