Experimentos literários

Esses dias me veio à cabeça fazer um post sobre algumas metas que planejei pra mim esse ano. Algumas de caráter pessoal, e outras que dizem respeito a minhas leituras para 2014. Então, resolvi compartilhá-las com vocês, meus queridos leitores.



Além do Desafio de Férias [em que estou me saindo muito bem] e do Desafio Literário 2014 [que ainda não teve êxito], resolvi fazer do ano de 2014 um ano de Experimentos literários: ler autores que até então nunca tinha lido nada, mas que ouço falar muito bem a respeito. Alguns eu já possuo em minha 'estante', outros eu pretendo pegar emprestado ou comprar, enfim... de alguma maneira ter a obra em mãos para ler, nem que seja emprestado.
Minha meta será com essa lista de autores:

  1. Vladimir Nabokov
  2. Gabriel García Marquéz
  3. Mia Couto
  4. Irvine Welsh
  5. Anne Rice
  6. Michel Laub
  7. Chuck Palahniuk
  8. Nick Hornby
  9. Márcia Denser
  10. Anna Akhmatova
  11. Rubem Fonseca
  12. José Saramago
  13. Hermann Hesse
  14. Hilda Hilst
  15. Marquês de Sade
  16. Lord Byron
  17. Jean-Paul Sartre
  18. Lygia Fagundes Telles

Já conheci alguns autores esse ano e por essa razão estão riscados. A medida em que eu for lendo, vou eliminando da lista [que ficará 'linkada' na barra lateral do blog]
Alguns são de indicações que vi em blogs, outros de amigos ou de referências que peguei em outras leituras.. Pretendo ler ao menos uma obra de cada um deles. Vamos ver se consigo... 

Mais uma meta é ler livros infantis o máximo que eu puder. Quero montar uma estante com obras infantis para ler para o meu sobrinho Miguel...
Outra meta que tenho para esse ano é visitar mais bibliotecas. Tem duas bibliotecas em minha cidade e não visito nenhuma. Heresia.
Pretendo terminar ao menos 10 livros que estou 'lendo' e ainda não terminei, entre eles Dom Quixote. 
Outra meta: ler um clássico da literatura brasileira a cada dois meses. Tenho vários na estante que ainda não foram lidos. E se eu conseguir, fazer também umas [re]leituras de clássicos [assunto pra outro post...]
A última meta que quero me impor é tentar comprar o mínimo de livros possíveis a cada mês. Preciso me segurar e comprar menos de 10 livros. Vamos ver se consigo também essa proeza...





8 comentários:

  1. Participando do top comentarista *-*

    Beijos da Di.
    Parte de Minha História

    ResponderExcluir
  2. Olá, Valéria hihi
    menina, LEIA Lygia Fagundes Telles, Mia Couto e Nabokov <3
    tô doido pra ler Hilda Hilst *---*
    Li Saramago e, pode ter sido o livro, não achei tããão sensacional, mas é bom hihi

    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. E, claro, Participando do top comentarista hihi ;)

    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Também quero participar desse Top Comentarista, mas não sei se já preencho todos os requisitos! =P

    Quanto à sua lista de metas pra autores, espero que goste do Rubem Fonseca... É um dos meus autores prediletos! :)

    Já quanto à sua meta de "tentar comprar o mínimo de livros possíveis a cada mês", o meu problema é justamente o contrário... Por dar prioridade às HQs, quase nunca sobra dinheiro pra comprar livros. Faço planos de dedicar-se mais a adquiri-los esse ano!

    ResponderExcluir
  5. Gostei dessa sua lista <3 e quero ler alguma resenha de Dan por aqui *-*

    Ah e quero sim participar do Top <3 quem sabe não tenho sorte?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Olá Maria!! Achei demais suas metas,também gosto de ler livros de vários autores e dificilmente me prendo somente a um gênero, e gosto de variar bastante. Você vai amar a escrita de Dan Brown, ele é um dos meus preferidos♥
    Bah, este ano também prometi tentar me controlar mais nas compras, pois tenho muitos livros não lidos na estante, e só compraria se estivesse em promoção e fosse um dos meus 10 mais desejados!
    E claro que irei participar do top comentarista!!
    Beijos e boas leituras =)

    ResponderExcluir
  7. Eu também fiz como você e estabeleci uma lista de autores para conhecer. Dos que tu quer conhecer, temos em comum: Gabriel García Marquéz, Mia Couto, Michel Laub, Chuck Palahniuk e Lord Byron.

    :)

    ResponderExcluir
  8. Eu estabeleci a minha lista por gênero... Qualquer Autor é bem vindo :D

    Beijão

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.