#LendoSandman - Entes Queridos [10º arco]


Retomando às postagens do Projeto #LendoSandman, trago a vocês  minhas impressões sobre o penúltimo arco do quadrinho, intitulado Entes Queridos. Minha motivação no projeto deu uma esfriada, devido a morte de um amigo em fins de julho... leituras que estava fazendo no período não fluíam, então resolvi dar uma pausa nessa edição...

Entes queridos compreende as edições 57 a 69 de Sandman. Estamos chegando na reta final, e lendo o quadrinho, sentimos o desfecho se aproximando por conta de alguns acontecimentos e mudanças na história... Mudança seria um termo adequado e que permeia boa parte do arco...Temos a aparição de vários personagens que surgiram anteriormente, como os irmãos Lady Nuala e Cluracan, bem como Coríntio. As Fúrias ressurgem e Morpheus é o principal alvo dessa vez... 

Hippolyta e  seu bebê Daniel também dão o ar de sua graça... uma tragédia acontece e a pobre mãe se desespera, atribuindo sua desgraça ao moldador de sonhos, então ela parte em busca das Fúrias buscando vingança. Há aparições de alguns dos Perpétuos, como Destino, Delírio e Morte... As três mulheres punem aqueles que derramaram sangue de parentes... Eis o motivo pelo qual Morpheus se encontra na mira delas... Ele sabe que o fim se aproxima, e o encontro com sua irmã Morte é inevitável... À medida que nos aprofundamos na leitura, notamos como o próprio Morpheus arquitetou sua tragédia... Uma de suas características marcantes é de se anular/sabotar [identificação total aqui]... é como se - desde o princípio - ele tivesse escrito seu próprio final... mas  não um fim completo... eis aqui o cíclico tomando forma...  o fim que anuncia um retorno, moldado numa faceta diferente, mas presente ali...



Rose Walker vai visitar o lugar onde sua avó passou grande parte da 'vida' 'dormindo'. Ela busca respostas, embora não saiba exatamente para quais perguntas... Ela se envolve com uma pessoa e isso tem consequências futuras... A vida surge a partir da morte...

Vingança, cíclico, mudanças e buscas são palavras-chave de Entes Queridos... Por ser o maior arco, pode parecer confuso fazer a leitura depois de algum tempo, pois ele vem pra fechar as pontas que se encontravam em aberto ao longo da história... As mini-tramas se mesclam no decorrer de 360 páginas... Atitudes que mudariam toda a base da série foram tomadas aqui. 

Encontrei duas referências interessantes: maçãs e a  tentação do Éden, o fruto proibido... Gaiman sempre insere algum elemento bíblico em suas histórias... E o título IT, de Stephen King, numa das cenas em que Rose se encontra com a avó, no quarto onde Morpheus ficou preso... Esse livro estava sendo lido por um dos carcerários, lá no início de Sandman...

Em suma, Entes queridos vem para concluir pequenas tramas, é um dos arcos primordiais da série e certamente vai abalar  algumas estruturas... Em breve postarei o último post do desafio, o arco final intitulado Despertar [70 a 75] ...


10 comentários:

  1. Olá!
    Adorei suas considerações e o fato de conseguir a correlação entre outras obras, achei interessante e aguçou minha vontade de ler.
    Obrigada pela dica!

    Bjs.

    Camila de Moraes - Blog Book Obsession

    ResponderExcluir
  2. Oii!!

    Sem tem uma hq que eu tenho muita vontade de ler é de Sandman, mas eu nunca tive a oportunidade. Parece ser muito boa <3

    ResponderExcluir
  3. Oie

    Morro de vontade de ler Sandman, espero para o próximo ano conseguir.
    Eu adorei o post e suas considerações e principalmente as referências, fiquei mais curiosa ainda.
    Vou aguardar o último post do desafio!

    bjs
    Fernanda Y.

    ResponderExcluir
  4. Olá!! Não conheço a série, mas pelas referências citadas já bateu o interesse! Vou buscar saber mais sobre ela!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Faz muito tempo que não leio Hqs, chega até a ser engraçado, já que quando mais nova era algo que eu devorava não importando qual estilo fosse. Enfim, já li um livro do Neil e gostei da forma dele de escrever e de criar a história, já ouvi falar bastante nessa série (?), e tenho bastante curiosidade em ler, espero fazê-lo em breve.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não conhecia essa série e, mesmo não sendo um gênero que me atraia facilmente, eu fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Oie Maria!
    Não conhecia essa série e confesso que não me senti tentada a ler. Adorao HQ, mas esse enredo não me chamou atenção.
    Por enquanto, passo a dica.
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. OOi!
    Não conhecia a série e confesso que se vesse por ai não me interessaria, mas seu post fez com que eu sentisse até uma vontade de conferir. :)
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Val, tudo bem?
    Eu tenho muita cuiosidade sobre Sandman e quero muito ler os quadrinhos (kd dinheiro).
    Este ano passei um tempo afastada do blog e sem visitar outros também, mas gostei desse projeto das postagens sobre.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Lembro de uma postagem que você citou a morte do seu amigo. Mas fico feliz que aos poucos você esteja retornando ao projeto. Este HQ está bem interessante, gostaria de ler.
    Bjs

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.