12 Meses de Poe: O retrato oval

Me despeço do Desafio 12 Meses de Poe em grande estilo, trazendo a vocês minhas impressões de leitura acerca de O retrato oval, escrito no ano de 1842... O conto seria uma reflexão sobre o amor, a arte e a loucura...

O enredo fala de um homem ferido que acaba por pernoitar num castelo abandonado. O local, apesar de deserto, estava bem decorado,  cheio de tapeçarias e retratos que ornavam suas paredes. Prestes a dormir, o homem encontra um livro que faz uma descrição das obras que decoravam o castelo. Curioso, o narrador lê o livro, e - a fim de iluminar melhor o ambiente para a leitura, projeta seu candelabro para um ângulo que revela um curioso retrato oval na parede, de uma mulher de aparência misteriosa... Intrigado com aquela pintura, ele lê sobre ela no livro que encontrou e descobre que ela foi casada com um pintor, apaixonado [para não dizer obcecado] pelo que fazia. A contragosto, ela posa para seu amado, tendo que subir uma alta torre para que o retrato ganhasse vida'... 

A mulher passava longas horas naquele lugar e logo foi definhando, enquanto seu marido exultava vendo a pintura tomar forma... enquanto sua mente se deformava a cada pincelada, sucumbe à loucura e não percebe a tempo o que acontece com sua mulher...


Trata-se de uma história curta mas de teor extremamente aterrador... A medida que o leitor vai chegando ao desfecho, a trama vai se revelando cruel e nos deixa consternados com seu fim... Mais uma vez a habilidade de Edgar Allan Poe ao utilizar elementos sombrios e psicológicos para entreter o leitor até a última linha se faz presente... A obsessão é o elemento que conduz toda a história. Pela arte, pelo amor, numa mistura cega que culmina na morte...

8 comentários:

  1. Eu acho que mesmo sem lembrar já devo ter ouvido esse conto porque já usei essa base pra escrever uma história. Foi interessante ver tua resenha sobre ele, vou procurar pra ler depois.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o conto, e acredito que irei gostar dele se tiver oportunidade de ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi. Até tentei participar desse desafio, mas não consegui... Não conheço esse conto, conheço alguns, mas não esse. Se surgir outro desafio desse, eu vou tentar participar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Não sou a maior conhecedora do trabalho do Poe, mas esse conto não conhecia.
    Achei a ideia dele bem interessante e até me deixou com um pouquinho de vontade de arriscar a leitura (se eu não fosse tão medrosa...rs)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá, Maria! Concordo com você, finalizou o desafio com chave de ouro! Parabéns pelo post, ainda não conhecia esta obra de Poe e agora quero ler o quanto antes!!

    Bj
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li nada do autor, mas estou pensando seriamente em fazer esse desafio. Vale a pena conhecer as obras?

    ResponderExcluir
  7. Oi, Maria ^^
    Nossa, que enredo mais louco, hein?! Eu nunca que ficaria por muito tempo pousando para o boy não. A guria não sentia a obsessão dele?
    Ainda não pude ler os escritos do Poe mas tenho a absoluta certeza que vou amar pois enredos sombrios me deixam muito ansioso e disposto a devorar a obra para chegar ao desfecho. Se tudo der certo ainda esse ano caio de cabeça na mente do Poe e crio a minha opinião a cerca do lado dark dele.
    Amei a resenha, Maria. Mesmo sendo um conto, que geralmente não curto por serem pequeno, fiquei com vontade de ler. :D
    Espero que o pintor tenha tido um fim trágico. kk
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oii, gostei muito de conhecer essa leitura pela sua resenha. Ainda não li nada do Poe, mas com certeza pretendo fazer isso o mais breve possível.

    Beijos

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.