A Poesia reunida de Paula Tavares em "Amargos como os frutos"

A poesia de Paula Tavares compilada em Amargos como os frutos possui certo misticismo, inserindo o leitor nas terras longínquas do continente africano. Uma das grandes vozes femininas de seu país na literatura/poesia nos presenteia com versos minimalistas repletos de metáforas que fazem alusão aos costumes de sua nação, enaltece o panorama das paisagens africanas além de  servir como crítica social ao machismo imposto às mulheres. 

Gritos, dores, suor do trabalho, valorização da terra, tradições, o moderno. Tudo se mescla de maneira poética em seus versos. Não falta lírica à obra de Paula. Encontramos elementos naturais, como água, terra, árvores, frutos, sol, dunas e desertos em perfeita consonância com elementos culturais e sociais, tais como escarificação, mitos e religiosidade, histórias e estórias, ritos, pobreza, fome, sexualidade feminina reprimidas, sacralidade religiosa em rituais de iniciação da mulher. Em paradoxo, há também alguma exaltação no erotismo  de suas essências, simbolismos com a menstruação e origens. 

Falando em simbolismos, importante frisar a importância do barro na cultura angolana. Mulher - Barro - Moldar significam a construção por mãos femininas, que servem para contar fragmentos de suas origens a partir do barro. 

De um título a outro, nota-se a transição de períodos em que tais obras foram escritas. Paula retrata desde antes da guerra ao momento pós-independência... Seus versos espelham o sonho-guerra dos anos ali vividos... Desde as tatuagens as cicatrizes na pele dos que ali viram seus sonhos serem transformados em estilhaços de desesperança... 








"Meu coração é um lago por onde deslizou a vida, sem flores, sem nenúfares."


"Os sonhos são desertos com navios encalhados."

5 comentários:

  1. Oi Maria! Engraçado, ao ler sua resenha sobre os poemas da Paula Tavares, fiquei com a impressão de que eles tem uma marca bem brasileira, quase que como uma identidade nacional. Talvez pela mescla que você disse que ela faz.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Confesso que poesia não é o tipo de literaturo que costumo ler, mas sou fã e adoro ler sobre criticas sociais. Recentemente me indicaram alguns contos africanos, e já está anotado na minha lista de leituras; irei adicionar este também!
    BJs

    ResponderExcluir
  3. Oi Val, você sempre nos surpreendendo. Adorei os versos no final, deu uma mostra do trabalho da autora que me deixou bem curiosa pelos elementos e temas que aborda. Adoro o fato de ela retratar através de versos seu país e sua cultura tão rica, tão cheias de significados. Espero poder conhecer melhor o trabalho dela. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito fã de poesia, mas sempre que tenho alguma oportunidade leio algo para não ficar totalmente alheia. Sobre sua dica de hoje, me chamou a atenção pela riqueza de elementos contidos na obra,e fiquei curiosa para saber como eles são retratado.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não tenho o hábito de ler poesia, acho que não tenho facilidade para entender a profundidade das palavras utilizadas no gênero.
    Dessa forma, desconhecia a autora e sua obra. Mas achei bem interessante ela trazer esse tom de miticismo e também os simbolismos utilizados.
    Adorei saber suas impressões sobre!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.