[Retro]spectiva 2016

2016 foi um ano conturbado, tanto na vida pessoal como política/social... Através deste post vim relatar os fatos mais memoráveis a  vocês, que acompanham meus posts sempre que possível... 


Logo no princípio do ano me deparo com a noticia que o blog havia conseguido parceria com 4 editoras: Hyria, Novo Conceito, Hedra e Companhia das Letras... Aos poucos meu blog foi tomando maiores proporções e acredito que devo aos leitores muito do que conquistei. E aproveito essa postagem para agradecer às editoras pela confiança depositada em meu trabalho por aqui... 


Fui ao cinema com o marido pra assistir DeadPool, Capitão América: Guerra Civil e Batman vs Superman. Fechei parceria com os autores Alexandre Apolca e Zeka Sixx. Comprei uma estante que estava praticamente no lixo e dei uma ajeitada nela... Hoje, ela está cheia de livros, e com cara de nova... Deu outro ar ao quarto... 


a estante mais 'nerd'

Minho e eu demos um passo importante esse ano: compramos um terreno pra construir nossa casa, espero que em breve... Pela primeira vez em muitos anos, colocamos um alicerce mais sólido ao nosso relacionamento... algo que visa um futuro juntos no nosso cantinho... Apesar de ter aumentado as contas a pagar, o investimento foi mais do que importante e necessário... Agora só resta trabalhar e trabalhar hehehe... nada como conseguir as coisas através do nosso esforço e empenho... é gratificante... 

Dominic

Participei de um projeto de leitura para ler o quadrinho Sandman, de Neil Gaiman. Além dele, participei do Projeto 12 meses de Poe e da Maratona Literária de Inverno 2016, além de alguns projetos literários de cunho pessoal, no qual não obtive tanto sucesso... Mas ao menos me senti aliviada de ter desencalhado alguns títulos há muito esquecidos no Acervo... Fui a alguns eventos literários em Recife, como o Fanáticos Rocco, Turnê Intrínseca, o evento de lançamento do livro Pequeno Dicionário de grandes personagens históricos  [autoria de dois professores meus do curso de História, José Maria Neto e Kalina Vanderlei], entre outros... 

Essa  mulher é diva demais,uma grande inspiração [Kalina Vanderlei ]

Em abril, conheci a pessoa que veio a se tornar uma das pessoas mais importantes da minha vida: a autora parceira Lilian Farias. Compareci ao lançamento do seu livro Mulheres que não sabem chorar, pela Giz Editorial. A partir daí, a amizade se fortaleceu ainda mais, a ponto de me fazer viajar para Aracaju no mês seguinte, de carona com um amigo que conheci no mesmo dia que Lilian e Magali Polida. Nessa viagem, acabei conhecendo o litoral sul do nordeste, e acreditem - foi uma das experiências mais tocantes de minha vida... Me senti grata por encontrar pessoas tão maravilhosas e gentis... 

Lilian Farias


Esquilo, Magali e eu numa road trip...

praia de Maragogi/AL

Nesse ano também acabei dando vida a outro projeto: nasce  o canal Torpor Niilista. Apesar de não gravar com frequência, o primeiro passo foi dado. Grata a Tailany Costa pela ajuda pra  dar o pontapé inicial... Dei uma pausa na Roda de Leitura que organizava aqui na cidade, mas espero que futuramente eu possa retornar com mais afinco...


Fui a duas festas de 15 anos, de duas alunas minhas: Jennifer e Paloma. Não tenho o hábito de participar desse tipo de festa, então foi novidade pra mim, e até que me diverti nelas... Completei minha coleção do mangá Yuyu Hakusho. 

Paloma e seus 15 anos...

Visitei museus, exposições, um parque aquático e um parque de diversões. Alguns como viagem da escola, outros turistando mesmo... Dentre os museus visitados: Museu Egípcio Itinerante, Museu do Homem do Nordeste e Cais do Sertão [Recife-PE], Museu da Gente Sergipana. Exposições visitadas: Êxodos, de Sebastião Salgado, Ozi - 30 anos de Arte urbana e  A arte da Animação pernambucana.

Expo Ozi Arte Urbana


Em julho, recebi uma triste notícia: um amigo dos tempos de faculdade havia falecido. Tínhamos conversado um dia antes, tudo parecia indo bem, mas infelizmente ele não resistiu a uma parada cardíaca e morreu, aos 29 anos [um dia depois de seu aniversário]... A partir daí, confesso que meu ritmo de leituras ficou mais lento, os meses foram passando e até agora não consegui me recuperar da perda... E quis o destino que - além de Renato - eu perdesse também, em fins de novembro, uma parceira do blog Dose Literária, Jéssica Gomes. É a segunda pessoa da equipe do Dose que morre num espaço de dois anos... 

Renatinho deixou saudades...

Uma das passagens mais emocionantes de 2016 foi ter conhecido uma sobrevivente dos campos de concentração nazistas, que foi amiga de Anne Frank. Compareci a uma palestra dada por Nanette Blitz Konig, falando sobre o livro que conta suas memórias naquele período tão infeliz da nossa história... Chegar junto de alguém que possui tamanha carga de vivências foi inesquecível, ainda mais para uma historiadora... Certamente não terei outra chance como essa, e sou grata ao cosmos por ter tido essa oportunidade. Ela ainda autografou meu livro e tirou photo... 

Nanette

Depois de 4 anos, reencontrei uma amiga que havia me reconciliado uns meses atrás. Além de revê-la, pude conhecer seu filho, Heitor. Fazer as pazes com Kamila me trouxe grande alívio, maturidade e paz de espírito. E é algo que não pretendo deixar romper novamente... 

Kamila e seu filho Heitor.

Em outubro, aproveitando o mês de férias do meu marido, viajei novamente para Aracaju e ele pôde conhecer Renê e Lilian. Tivemos muitos  momentos agradáveis e ele passou pelo litoral que eu havia percorrido uns meses antes na companhia de Esquilo e Magali. Foram dias cheios de surpresas... O motivo dessa segunda viagem foi para assistir ao Sarau Literário que Lilian organizou junto com seus alunos, no local onde ela trabalhava. O evento foi lindo e emocionante... Passeamos pela orla, fomos à praia, visitamos a feira de artesanato, o mercado central de Aracaju...

Lili,Maga, eu... e a poesia...

Emerson, meu marido


Fiz várias postagens temáticas ao longo do ano, dando destaque à Semana Especial de Halloween. Fechando a retrospectiva com chave de ouro, comemorei meu aniversário hoje jantando fora com meu marido. Fazia tempo que não saíamos juntos assim, curtindo a vibe, só nós dois... Foi incrível e ainda estou entorpecida pelos sabores, olhares, companheirismo que se estende desde quase uma década juntos... 


Ainda faltam uns dias para 2016 nos deixar, mas acredito que o que vivenciei até o presente momento foi o suficiente pra ser relatado por aqui... E que 2017 venha com mais escolhas acertadas, pessoas iluminadas e risos, tão necessários para aplacar a dureza do dia-a-dia... 

Beijos e até a próxima...

p.s: um adendo à postagem... hoje, dia 15/12/2016 fui passear com os irmãos Luiz e Bya [dois amores meus]...Trata-se de comemoração parte II de meu aniversário...

Bya, Lou e eu...

8 comentários:

  1. Nossa que ano movimento heim. Adorei saber um pouquinho mais sobre seu ano. E sempre bom pararmos e darmos uma refletida nas coisas né? Que 2017 seja muito próspero para você.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oiee Val,
    2016 animado tu teve, que 2017 seja tão animado quanto ou mais e recheado de boas leituras. Beijooos

    ResponderExcluir
  3. Olá! Que prazer te conhecer, com a sua retrospectiva, posso dizer que já te conheço há muito tempo! Suas aventuras, amigos e lembranças é de deixar qlqr um de queixo caído e faz com que nós quiséssemos estar no seu lugar em algumas ocasiões. Adorei o visual e seu modo de se expressar.
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Olá Valeria tudo bem?
    Nossa que ano hein? Sinto muito por sua perda e fico feliz que você tenha conseguido realizar tantas proezas. Parcerias, o terreno da sua casa, as viagens, conhecer a amiga da Anny Frank. Apesar de alguns contratempos seu ano parece ter sido positivo de forma geral. Desejo a você um 2017 e ainda mais conquistas e vitorias. Que seja um ano de felicidades e realizações. Que Deus abençoe seus planos. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Quantas coisas podem acontecer em um ano, não é mesmo? Depois de um ano cheio de novidades, espero 2017 com muita alegria.
    Gostei muito da postagem e achei interessante colocar esses momentos tão especiais aqui. É bom compartilhar algo que nos trouxe alegria. Que 2017 seja um bom ano para você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Que legal sua retrospectiva!
    É sempre bom fechar o ano com bons momentos pra recordarmos.
    Que seu ano de 2017 seja tão especial qto esse.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Um Retrospectiva e Tanto! De um lado a alegria do primeiro passo de ter seu cantinho, e do outro a tristeza de duas perdas importantes. Fatos que pesaram no seu ano. Que lindaz as suas palavras em relação a Lilian. Que 2017 seus momentos positivos se dupliquem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oiii Maria Valéria.
    Que linda essa retrospectiva de 2016, aconteceram muitas coisas boas na sua vida assim como na minha também, tanto no blog quanto na vida pessoal e profissional.
    Parabéns pelas conquistas.
    Bjs Mary

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.