Minha inserção na poesia grega contemporânea: 60 poemas, de Konstantinos Kaváfis

O que conheço da literatura grega são algumas peças de teatro, tragédias e comédias, bem como obras de alguns pensadores/filósofos clássicos da Antiguidade... Recentemente, adentrei o universo da poesia grega escrita por Konstantinos Kaváfis, poeta nascido em 1863. O livro 60 poemas, selecionados e traduzidos por Trajano Vieira, foi uma bela surpresa digna de algumas horas de contemplação numa linda edição bilíngue publicada pelo Ateliê Editorial...

Kaváfis nos apresenta personagens 'outsiders', marginais que se encontram deslocados no lugar-comum. Surge em primeiro plano a busca pelas suas identidades, já que permanecem perdidos num mar de multiculturalidade. Sua poesia tem um quê de fantasmagórica e exótico - esse último simbolizado em seus personagens. Os cenários evocam o período clássico, ainda que em momento tardio. As figuras aqui esquecidas não passam de assombros de seu tempo, que nos visitam cobrando sua devida importância na história. 

Trata-se de um movimento cíclico de 'vir a tona e esquecimento', amparados por tons melancólicos durante suas tentativas de conseguir um 'lugar ao sol'. Entre alguns deles, nos deparamos com um perfumista morto antes de realizar seu sonho, um rapaz ambicioso da efígie da moeda, um efebo astuto que desdenha a derrota sofrida na corrida de carruagens, entre outros...

Um fator peculiar presente em todos os protagonistas da poesia de Kaváfis é a indiferença que demonstram ao falharem em seus objetivos. Tal desdem deve provir de traços aristocratas decadentes que as figuras - sem forçar - demonstram ter, mesmo diante da morte. São munidos ainda de cinismo, enfado, sensualismo e melancolia, compondo um retrato fascinante na construção de suas personalidades...

"A mesmice mensal do mês.
Presumir o porvir não requer talento:
o torpor engravida a véspera,
E, vazio de amanhã, amanhece."
Tediário

"Não me retive. Abri-me inteiro e fui.
À voluptuosidade, real às vezes,
concretizada Às vezes em meu cérebro,
fui, no luzidio pleno de uma noite.
Goles de vinho encorpados,como sói ser
com quem desteme o prazeroso."
Fui.

12 comentários:

  1. Eu não conhecia o autor e fiquei encantada, é muito sentimento em poucas linhas e uma subjetividade surreal, é fantástica essa identificação imediata, com certeza vou procurar saber mais sobre ele e seus outros poemas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria,
    Muito legal a sua iniciativa de ler algo tão fora do convencional atualmente. Infelizmente não me sinto a vontade para ler poesias, por isso vou deixar a dica passar. Gosto bastante de mitologia grega e queria poder ler mais sobre o assunto.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, né... Eu não acho que seja fora do comum, e não é de hoje que leio leituras do tipo.. foi minha estreia com o autor, mas o gênero permeia minha vida há muito...
      Bj

      Excluir
  3. Olá ♥

    Que bacana esse post, não tenho conhecimento nenhum nessa area Grega. E algo meio distante daquilo que eu tenho costume de ler, mas é sempre bom conhecermos coisas novas e dar chances, até mesmo para sair um pouco da nossa zona de conforto. Fiquei interessada no livro♥
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adoro ler coisas que me afastam da minha zona de conforto. E poesias me afastam, pois é algo que não tenho o costume de ler.
    Gostei muito das poesias que você apresentou e acho que a obra é muito interessante. Vou anotar a dica para mim e indicar para uma amiga viciada em poesia.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Não tenho lido muito poemas ultimamente por falta de oportunidade. Não conheço o autor ainda, mas este me pareceu bom, vale a pena a dar uma chance.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Maria, eu sempre gostei da cultura graga, desde sempre sou fascinada por mitologia, mas não conheço muito de poesia, adorei o post falando sobre a obra de Kaváfis. Ótima dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Eu confesso que não sei quase nada de poesia, e as poucas coisas que li eram de escritores nacionais, mas achei bem legal esse post que fez, me deixou bem curiosa a respeito do livro, com certeza irei adquiri-lo.

    ResponderExcluir
  8. Olá! ^^
    Conheço muito pouco da poesia grega e para ser sincera faz muito tempo que não leio poesia... Acredito que seja sempre bom voltar a ler gêneros que não lemos mais e que esse seja uma ótima pedida para a minha pessoa. Obrigada pela dica! :)

    ResponderExcluir
  9. Olá amore
    Pra quem curte é uma temática e tanta, mas pra mim nesse momento é algo que não rola amore, se é que me entende.
    Parabéns pelo post e pela maneira que coloca seu ponto de vista!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie
    uau que post hein haha parabéns pois imagino que é bem complicado esse gênero, leio super pouco mas gostaria de ler mais, parabéns mesmo

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Infelizmente o livro não chamou minha atenção, talvez por ser poemas e eu não gosto muito do gênero, mas fico feliz em ver que você gostou. Acredito que para quem gosta, é uma boa pedida!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.