12 Meses de Poe: Ligeia

Ligeia foi publicado no ano de 1838, e é o penúltimo conto do Desafio 12 meses de Poe... Pena estar chegando ao fim, mas sinto que fui bem nas leituras e releituras ao longo desses meses... 
A história de Ligeia é contada por seu esposo, nosso narrador... Ele narra em detalhes sobre a beleza extrema de sua amada, mas não recorda em que momento se apaixonou por ela... Engraçado ele lembrar de detalhes físicos da amada mas não lembrar nada de sua origem...

Passado um tempo, Ligeia adoece e morre. Antes, pede que seu marido leia um poema que narra sua tragédia de vida, escrito por ela  mesma... Após a morte de sua esposa, o narrador se encontra devastado e parte para a Inglaterra, e lá ele casa com uma mulher chamada Lady Rowena...

Assim como Ligeia, Lady Rowena demonstra ter uma saúde frágil e chega quase a morrer... Embora se recupere, revela ao leitor e narrador que possui uma sensibilidade enorme a sons e medo das tapeçarias que decoram seu lar, como se elas tivessem vida... Por sua vez, o narrador se entrega aos vícios do ópio e nada mais parece fazer sentido em sua vida... Ele confunde o torpor com a realidade...




Há certo misticismo na figura de Ligeia, enquanto Lady Rowena carrega traços de racionalidade... O narrador vê a morte de sua segunda esposa e encontra nela um possível 'retorno' da figura de sua primeira amada... As descrições são minuciosas e deixam o leitor preso às amarras de sua narrativa... Poe como poucos de sua geração conseguem esse intento...



"Para quem entrasse no quarto, assumiam a aparência de simples monstruosidades; contudo, avançando-se um pouco mais, esta aparência desvanecia-se gradualmente."






11 comentários:

  1. Olá!
    Gosto muito do Poe e ainda não tinha lido essa obra dele, então me interessou e muito. Pude acompanhar algumas leituras que você fez para esse desafio e gostei muito das dicas que você nos trouxe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Esses livros despertam tanto, mas tanto a minha curiosidade!Hahahah, mas qualquer coisinha me assusta e me dar medo, me tirando o sono. Então eu deixo para lá a dica kkkk. Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    A cada post que leio desse autor, minha vontade de ler aumenta mais. Achei interessante a premissa desse conto, me pareceu um pouco sombrio e eu amo esses tipos de contos! Já anotei para poder ler.

    P.s: Parabéns por estar quase terminado o desafio \õ/

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  4. Esse eu não conhecia do autor! Gosto muito dos contos dele, são perfeitos para ler durante a noite, da aquele frio na barriga e ao mesmo tempo não conseguimos parar!
    Beijos e até logo! :*

    ResponderExcluir
  5. No início pensei que nosso narrador matasse suas próprias esposas. Ainda mais por ter se casado tão cedo, logo que perdeu a primeira. Pelo menos foi isso que senti na resenha. Ao mesmo tempo que é um alívio quando chegamos ao final de um desafio, começa a bater um pouco de saudades, né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Acredita que ainda não li nenhuma obra de Poe?!
    Pois é e fiquei muito feliz que pude acompanhar algumas das postagens desse desafio. Uma pena que está chegando ao fim.
    Adorei saber suas impressões sobre a obra e ela foi a que mais gostei de todas apresentadas. Me deixou bem intrigada para saber mais sobre o que acontece com as esposas e já anotei a dica.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie
    uau que enredo mais louco, adorei, adoro esse tipo de coisa, pena que nao leio muito por falta de tempo, com certeza anotei a dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ai, Poe = ♥
    Não conheço esse conto ainda (ainda!), mas realmente fiquei intrigada com ele. Vou procurá-lo depois. Bah, sabe que eu me propus a ler algumas obras do Poe durante o mês de janeiro?! Acho que já sei por onde começar, hahaha

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Feliz que você concluiu o desafio!
    Eu não conhecia a história e gostei da premissa, do Poe só li um livro de contos que nem lembro o nome.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu adorei ligeia, mas achei muito dificil de fazer a resenha, é um conto mt pequeno, preferi nao fazer pois ficaria um pouco superficial... Gostei mt do que escreveu, me identifiquei com as impressões..
    bjss

    ResponderExcluir
  11. Oie Val o/
    Eu como sempre não conheço o conto kkk tentei participar mas com faculdade e tudo desanimei, mas continuo curiosa de ler obras do Poe.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.