Belas Maldições, por Pratchett e Gaiman

Publicado recentemente pela Bertrand Brasil, Belas Maldições é uma obra escrita a quatro mãos por dois consagrados autores de ficção inglesa de teor Fantástico: o falecido Terry Pratchett, criador da série Discworld e Neil Gaiman, criador da série de quadrinhos Sandman.


As justas e precisas profecias de Agnes Nutter foi o único livro de profecias escrito no ano de 1655 que afirma que o mundo vai acabar num belo dia de sábado. Os exércitos do Bem e do Mal, de acordo com o Plano Divino estão se organizando a fim de levar a profecia à cabo. Porém, o anjo Aziraphale e o demônio Crowley estão tentando protelar o Armagedom pelo simples fato de terem se apegado à vida mundana. O problema é que eles acabaram perdendo de vista a Criança que segundo o Livro do Apocalipse, é o Anticristo...

Aziraphale é um anjo vendedor de livros, seu 'parceiro' Crowley foi a serpente que tentou Eva no Éden. A criança que eles passaram anos observando para que não manifeste seu poder maligno não é o Anticristo devido a uma troca com outro bebê na hora do parto, e o Anticristo anda perdido e as duas entidades precisam se virar para encontrá-lo. Em contrapartida, os cavaleiros do Apocalipse estão rumando pelo mundo cumprindo seus deveres, e a bagunça só aumenta porque há uma garota que perdeu seu livro de profecias e ele acaba caindo nas mãos da dupla Azira/Crowley... 

Misturando o bom e velho humor inglês com personagens hilários temos uma ficção bem construída e que carrega algumas referências à cultura pop. A narrativa se dá ora pelo ponto de vista de um personagem, ora de outro e mais outro, que têm suma importância no devido momento ao longo da história. 

A leitura flui leve para aqueles já familiarizados com as tiradas de humor e sarcasmo da dupla de escritores mas pode soar cansativa para aqueles que nunca se atreveram a encarar suas obras. Contudo, é uma leitura válida que promete horas generosas de risos por suas piadas bizarras. 

11 comentários:

  1. Muita vontade de ler tudo do Gaiman, espero conseguir algum dia e Belas Maldições é um deles. Gostei bastante da premissa! Além disso, ainda não conheço também o Terry Pratchet. Anotei a sua dica e espero ler logo pois amo leituras com essas partes engraçadas também.

    Xoxo
    Haise <3

    ResponderExcluir
  2. Onde você achou esse livro? Onde vende? Onde eu compro? Nossa, eu já quero, quero pra ontem, quero pra agora! Amei a sua resenha, amo histórias que mexe com anjos/demônios/apocalipse. Aqui tem tudo e eu sinto que vou gostar! Dica mais do que anotada!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Nunca li nada de nenhum dos autores, mas essa "junção" me pareceu coisa boa, ein! Adorei tua resenha e fiquei super curiosa para ler a estória!

    ResponderExcluir
  4. Eu ia ler mais para frente, mas agora que vai sair série e o David Tennant vai interpretar o Crowley, vou passar na frente da minha fila de leituras. Eu gosto do humor do Neil Gaiman (não posso dizer nada sobre o Terry Prachett, não li nada dele) por isso acho que vou curtir essa leitura.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Se esse tiver a mesma pegada do O Oceano no Fim do Caminho, do Gaiman, eu passo adiante, porque eu li esse que citei e foi uma leitura péssima, mas talvez eu arrisque só pelo humor sarcástico.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que livro fascinante. Certamente quem ainda não conhece como eu, pode ser que tenha dificuldade em pegar tudo o que os autores desejam passar, mas a leitura mesmo assim parece ser bem envolvente e como estou querendo conhecer mais do Neil certamente daria uma oportunidade para leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Eu estou bem curiosa com esse livro e gostei de ver a sua opinião sobre ele. Eu tenho uma certa cisma com o sarcasmo, tudo por causa do personagem dos livros do Harlan Coben, Myron Bolitar, ele usa o sarcasmo de maneira excessiva e isso me irrita bastante - o que não muda o fato de o autor ser o meu preferido do gênero policial.

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Não conhecia o livro mas achei interessante sim. Não sei porque lendo o nome de um dos personagens não consegui não ligar com o seriado supernatural que também tem um Crowley e é um demônio, gostei também de citar os cavaleiros do apocalipse. Enfim, gostei da dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Val, eu só li Gaiman, mas como adoro a escrita dele acredito que vou gostar da história.
    Amei a pegada e com certeza vai me ganhar.

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Adorei sua resenha. Bem sucinta e muito boa! Já tem um tempo que quero conhecer a escrita de Gaiman. Já até comprei o livro, agora só falta ler!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  11. Olá, como vai?
    Só ouço elogios para essa obra. Parece mesmo ser uma história bem interessante. Só li uma Graphic Novel do Gaiman até agora, mas estou decidida a ler mais obra desse autor. Ótima resenha e seu blog está muito lindo. Parabéns.
    Um beijo e boas leituras para nós!

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.