Buk Sobre Gatos

"Na minha próxima vida quero ser um gato. Dormir vinte horas por dia e esperar que me alimentem. Só ficar atirado, lambendo a minha bunda. Os humanos são infelizes e raivosos e bitolados demais."

Sobre Gatos é uma publicação da L&PM Editores que compila alguns dos escritos da obra de Charles Bukowski sobre os felinos, uma das paixões do escritor alemão naturalizado americano. Bukowski é conhecido por sua crueza em abordar temas do cotidiano, mesclados com agruras e decadência existencial, muitas vezes retratando a si mesmo em seus personagens, que personificam vagabundos, prostitutas e bêbados, pessoas desesperançadas e alheias, entorpecidas pela dureza do cotidiano. Nesses contos e poemas não seria diferente, mas aqui conhecemos uma faceta do autor que beira o sensível. Ele era um amante dos bichanos peludos...

A crueza de sua escrita ainda está aqui, mas suavizada por falar nos gatos que passaram por sua vida, o carinho e cuidado que dispendia quando algum deles se acidentava ou ficava doente, e até mesmo nos momentos de solidão em que um felino lhe fazia companhia, ao ponto de mijar em seus lençóis ou se enrodilhar aos seus pés enquanto escrevia. 

"As fábricas, as cadeias, os dias e as noites de bebedeira, os hospitais me enfraqueceram e me abalaram como um rato na boca de um gato malandro: a vida."

A obra possui algumas fotografias de Buk segurando seus gatos. Na velhice, seu afeto pelos animais se intensificou e o que sentia por eles ia além do carinho, era uma espécie de veneração pela magnitude que o porte de um gato possui. Na visão de Bukowski - e acredito que na visão daqueles que amam gatos [como eu] - são animais impetuosos, de olhar inquietante e místico, e ao mesmo tempo parecem não dar bola para os problemas que existem na vida. 

"e era um bom e velho
garotão
e ele morreu
como pessoas morrem
como elefantes morrem
como ratos morrem
como flores morrem
como água evapora e
o vento para de soprar."



Sobre Gatos é uma ode aos bichanos. Um afago do Velho Buk nos amantes de gatos, em seus leitores, um ronronar delicado em meio à 'sujeira' de seus escritos. 




11 comentários:

  1. Adorei a postagem!
    Curto muito Bukowski e este blog!
    Estou escrevendo um romance que sei que você irá gostar e quando e se ele for publicado, gostaria que seu blog falasse sobre ele. Seria uma honra de verdade.
    Um abraço, moça! A gente se encontra!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante, quero ler. Eu não conhecia e agora fiquei curioso para saber mais. Eu também sinto um grande amor por gatos, não consigo viver sem meus felinos aqui em casa :)

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Depois que li Buk pela primeira vez (li Misto Quente) eu nunca mais quis deixar de ler. Infelizmente não li mais depois, mas quero muito. Esse do gato eu não conhecia e acho que vou colocar na frente. Adorei a frase do início, Buk é sensacional com essa linguagem crua. AMo!

    Valeu a dica.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Te confesso que não conhecia nem o autor, nem o livro. Mas este me pareceu uma leitura muito boa, é o primeiro que vejo sobre gatos neste estilo! Achei interessante. Abraços

    ResponderExcluir
  5. já tinha vontade de ler, depois dessa sua resenha não tenho dúvidas.
    gostei muito !


    "As fábricas, as cadeias, os dias e as noites de bebedeira, os hospitais me enfraqueceram e me abalaram como um rato na boca de um gato malandro: a vida."

    FODA !!!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adorei muitoooo a dica. Pretendo fazer a leitura da obra. Gosto bastante da escrita do Bukowsk e dos temas que ele aborda. Jamais poderia imaginar que ele tivesse escrito sobre gatos hehehehe
    Grato pela dica!

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria!!
    Confesso que desconhecia tanto o autor quanto o livro, mas achei muito engraçada a citação logo do início.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria,
    Pelos comentários parece ser um grande autor que merece ser conhecido. Vou procurar pelas obras dele. Não sou fã de gatos, prefiro mais cachorro, mas um ou outro, não tem como negar que quando entram em nossa vida nos apaixonamos por eles. Por isso entendo o sentimento do autor.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria.

    Está aí um escritor que nunca li nada, é Charles Bukowski e realmente preciso mudar isso. O mais perto que cheguei da escrita do Bukowski foi lendo resenhas dos livros e tenho um livro com alguns autores fazendo uma homeagem escrevendo contos com os elementos que contém nas histórias que Bukowski escreveu. Eu gostei bastante da sua resenha, vou adicionar na minha lista de desejos.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Adorei como você começou a resenha. Não conhecia o livro, e olha que adoro obras assim. Também amo gatos e com certeza leria a obra, ainda mais pela curiosidade de saber da obsessão do autor por gatos.

    ResponderExcluir
  11. Ooi! Nunca li nada do autor, mas vejo muitos elogios que, aliás, me despertam vontade de ler algo dele mesmo sendo fora de minha zona de conforto. Não conhecia este livro, mas achei bem interessante. Dica anotada! :)

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.