Poemas escolhidos - Ferreira Gullar

"Tão todo nele me perco
que de mim se arrebentam
as raízes do mundo;
tamanha
a violência de seu corpo contra
o meu,
que a sua neutra existência
se quebra:
e os pétreos olhos
se acendem;"

Organizado por Walmir Ayala e publicado pela Editora Nova Fronteira, Poemas escolhidos -Ferreira Gullar compila alguns dos melhores escritos do escritor maranhense. Seus textos trazem interessantes críticas político-sociais, com fervor característico de sua personalidade impregnando suas obras...


Ferreira Gullar foi exilado devido as suas convicções políticas e luta pela liberdade de expressão, chegando a viver na União Soviética por muitos anos. Já no fim de seus dias, sua ideologia sofreu uma transformação, certamente desiludido com fatos históricos que presenciou... 

"É que tenho vivido, e por isso quanta distância entre nós."

Poemas escolhidos possui uma cronologia sobre o autor, versos retirados de O vil metal, A luta corporal e Dentro da noite veloz, este último um de seus mais conhecidos livros. Gullar critica a desigualdade, fome e exploração do trabalho - O rico que muito tem, o pobre que tudo produz e tudo padece. 

"Quem é que rouba a essa homem
o cereal que ele planta,
quem come o arroz que ele colhe
se ele o colhe e não janta."

Sua escrita é pungente, seca, direta, sem preâmbulos. Foi um dos fundadores do gênero neoconcretista na poesia, movimento que se opunha ao concretismo ortodoxo, mostrando que a arte tinha sentimento, leveza e ia além do geometrismo, da ordem. 

Gullar é detentor de versos que transitam entre o sujo e o cristalino, lírica refinada e incorruptível, que incomoda e transcende. 


"O sexo da menina aberto ao verão recendendo como os cajus o inigualável sol da indecência."




11 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Não sou acostumada a ler poemas, mas quero começar...
    Você me recomendaria algum livro?

    Beijinhos,
    https://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei muito da recomendação! Faz um tempo que não leio poesia, acredito que Ferreira Gullar seja um bom recomeço.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  3. Apesar de conhecer a fama do autor nunca li nada e tenho que dizer que para mim Poemas escolhidos é uma boa pedida uma vez que gosto muito de poemas, este estilo para mim seria algo novo. Valeu a dica.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Post lindo! Ainda preciso conhecer mais a obra desse grande escritor, sinto que é tudo muito válido para os nossos dias e é sempre bom lembrar das pessoas que lutaram por nós através da literatura. Adorei os trechos que tu colocaste no post, o meu preferido é o primeiro.

    xoxo <3

    ResponderExcluir
  5. Nossa que surpresa de livro menina, eu realmente não sabia e fiquei fascinada e encantada, quem sabe eu adoraria ler a obra completa e sei que me encantaria.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu adoro ler poemas e poesias nos blogs, apesar de não ler algum livro dedicado a poemas há bastante tempo.
    Esse que você separou é maravilhoso. Adoraria conhecer mais a fundo a obra.
    Quem sabe eu leia em algum momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Ola,
    Infelizmente não consigo gostar de livro de poemas e isso que já fiz até teatro,mas parece uma boa pedida para quem gosta do gênero.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Sempre ouvi inúmeros elogios à escrita do autor, porém, acredito que este livro não faz meu estilo. Não gosto de poemas e não sei se teria paciência para ler.
    De qualquer forma, para quem gosta do gênero deve ser uma ótima indicação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Fortes os poemas, este último que você colocou achei o mais impactante deles.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li as obras de Ferreira Gullar, mas tenho curiosidade, sempre vejo ótimos comentários sobre ele. Eu gostei bastante dessa edição que traz uma compilação dos textos dele.

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu não gosto de poemas, e a dica parece ser bem interessante para quem gosta mais eu passo a dica

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.