4 autores irlandeses para ler no dia de St. Patrick

Hoje, 17 de março, comemora-se na Irlanda o Dia de Saint Patrick - ou São Patrício para nós, brasileiros. Trata-se de uma festa anual celebrando a morte do santo, que é padroeiro da Irlanda. As pessoas costumam vestir verde e branco nessa data, indo pelas ruas numa caminhada festiva. O trevo de três folhas é considerado símbolo do santo, pois este utilizava a planta para explicar a Santíssima Trindade aos celtas pagãos. 


Em 'celebração' à data, resolvi trazer aqui no blog alguns autores irlandeses que todo leitor que se preza deveria conhecer. 

Oscar Wilde

Autor de obras clássicas como O retrato de Dorian Gray e Salomé, foi um escritor nascido em 1854 e teve uma vida repleta de polêmicas e excentricidades, incluindo ai um caso amoroso com um rapaz da aristocracia inglesa, romance conturbado que lhe custou uns anos na prisão e decadência social...


Sheridan Le Fanu


Joseph Thomas Sheridan le Fanu foi um escritor dublinense nascido em 1814, conhecido por suas novelas góticas e de horror e teve grande influência sobre o gênero em plena Era Vitoriana. Sua obra-prima é a novela Carmilla, que serviu de inspiração para um conterrâneo seu criar a obra mais popular de vampiros, intitulada Dracula. 


Bram Stoker

Em 1847 nascia o homem que veio a  popularizar a criatura mítica do vampiro moderno, em seu romance epistolar Dracula. Um fato curioso é que Stoker se casou com uma ex-affair de Wilde. ele passou vários anos de sua vida estudando sobre o folclore europeu e histórias mitológicas sobre vampiros. 



James Joyce

Por último, e não menos importante, temos James Joyce, nascido em 1882. Autor de obras clássicas como Ulisses e Retrato de um artista quando jovem, foi poeta, contista e romancista. Apesar de ter vivido como expatriado de seu país por muitos anos, é possível encontrar sua identidade irlandesa ao longo de sua obra. É considerado um dos grandes nomes modernistas da literatura inglesa. 



Conhecem outros autores irlandeses ou já leram algo dos citados aqui no post? Me falem nos comentários... Espero que apreciem a postagem... Beijos e até logo...



11 comentários:

  1. Olá, como vai?
    Que interessante essa lista que você fez, conheço os livros do Oscar Wilde e James Joyce, tenho eles na minha estante, estão esperando a hora de serem lidos. Os outros eu nunca ouvi falar, mas gosto de conhecer novos autores.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Realmente são autores que temos que ler pelo menos uma vez na vida. Foram e são inspirações de muitos autores , incluindo alguns nacionais.
    Adorei o post.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Olá, Valéria. Tudo certo?

    Adorei a postagem. Ontem estava falando com um amigo sobre essa comemoracao, por coincidência.haha Dos autores eu só não conhecia o Sheridan Le Fanu, e achei bem interessante porque não sabia que ele inspirou o Stoker.

    Um dia eu ainda quero ler o Ulisses.

    Abracos,
    www.decaranasletras.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Nossa eu não conheço nenhum desses autores que você apresentou e não me recordo de ja ter tido contato através de alguma resenha.
    Espero conhecer em algum momento aqui no seu blog.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria, confesso que quando pego um livro, nem me atento a nacionalidade do autor, na verdade, não dou atenção nem qual é a editora...
    Dos citados eu já conheço o Drácula, uma leitura ótima! Vou dar uma olhada nos outros.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Olá, ainda não tive a chance de ler nenhum livro de um autor irlandes, mas fiquei bem curiosa com os que você indicou *-* Vou deixar anotado para ler quando tiver um tempinho.

    ResponderExcluir
  7. Oie! Da sua lista só conheço dois.
    Não sabia que Oscar Wilde e Bram Stoker eram irlandeses, gente que novidade pra mim, ainda mais que um casou com a ex do outro. Wilde tem livros ótimos e quem não lembra de Drácula até hoje?
    St. Patrick pra mim lembra duendes e tesouro no fim do arco-íris.
    http://www.kammykrysthin.com/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Achei o post muito interessante. Já tinha ouvido falar de todos esses autores, mas o único que eu sabia que era irlandês era o James Joyce. Confesso que nunca li nada de nenhum deles, mas acho que só leria algo do Oscar Wilde ou do James Joyce, os outros não tenho curiosidade de conhecer.
    De qualquer forma, adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Acho que dos autores que você mencionou, só conhecia Bram Stoker e Oscar Wilde. Amei as dicas dos autores, com certeza vou tentar conhecer melhor.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Oie
    não conhecia os autores mas é uma ótima homenagem ler algum deles, acho que nunca li nada da irlanda então vou tentar aderir a ideia, ótimo post e ótima ideia

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não sabia dessa tradição da Irlanda, mas conheço os autores citados e amo todos, fiquei imaginando o Oscar Wilde comemorando essa data com sua veneração a beleza e perfeição...

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.