O canário Azul - Lêdo Ivo

O Canário azul, do escritor alagoano Lêdo Ivo, é uma publicação da Editora Scipione. Faz parte da série Diálogo, voltada para o público juvenil mas que traz reflexões que leitores de qualquer idade podem se identificar...

O curto livro é uma espécie de conto sobre o individualismo e singularidade. Vivemos numa sociedade que massifica e desindividualiza o ser, tornando-o ovelha de um único rebanho. Através d'O canário azul, é possível tirar como lição da leitura um questionamento a respeito do mistério de ser único, numa sociedade que possui indivíduos que buscam uma identidade, uma peculiaridade que os diferencie dos demais, que ao mesmo tempo o põem à margem e os perseguem, mas é importante que se dê 'a cara a bater'.


É necessário ser a ovelha desgarrada do rebanho social. Um canário que, a despeito de todos os amarelos, nasce com a pelagem azul. Cada indivíduo é único, essa diversidade deve ser valorizada, respeitada e jamais relegada à anomalia ou marginalidade. 

A obra faz uma alusão ao cenário político do país na época em que foi publicada. Possui uma crítica velada ao regime ditatorial que se apossou da nação na década de 1960, se estendendo por mais de vinte anos... 

A narrativa de Lêdo Ivo é fluída, enxuta e inquiridora. O canário azul possui poucas páginas e deixa muito em que se pensar...

"o homem jamais encontrará a saída para si mesmo. Ele, que vive enjaulando e engaiolando a gente, é que é o grande enjaulado e engaiolado na imensidão do universo."

9 comentários:

  1. Olá,
    Acho incrível o quanto os artistas, escritores e afins conseguiam ser criativos para fugirem da censura da ditadura na época. Tudo fica tão retratado mas ao mesmo tempo muito conceitual.
    Não conhecia o autor e achei a temática muito interessante.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  2. Olá, amei conhecer esse livro através do seu post, acho que já tinha ouvido falar do autor. Muito interessante essa ligação com a realidade do momento vivido pelo autor na época da publicação. É uma leitura na qual fiquei interessada.

    ResponderExcluir
  3. Conheço Ledo Ivo, mas, infelizmente, não li O Canário azul, Renê já me falou dele justamente pela ideia da ovelha desgarrada

    ResponderExcluir
  4. O Canário Azul é um livro que merece ter seu reconhecimento através dos anos. Nos faz ter uma ideia do quão terrível eram os tempos da ditadura.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser realmente otimo, diz muito sobre nossa sociedade atual que vive sendo aprisionado a segueira de buscar um status.

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria!!
    Olhando pra essa capa, eu lembrei que minha mãe tinha um exemplar dele. Vou até perguntar se ela ainda tem para poder ler!!
    Obrigada pela dica!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Achei muito bacana o tema abordado neste livro.Nunca esteve tão atual,de fato falta respeito e tolerância com a opinião e a personalidades das pessoas.Cada indivíduo é único.Adorei o enredo!!

    ResponderExcluir
  8. Acho incrível os autores possuem de serem sempre atuais, mesmo com o passar de muitos anos, eles conseguem captar o âmago do ser humano, que permanece imutável. Vou procurar ler.

    ResponderExcluir
  9. Acho super curioso como algo escreto na década de 60 ainda fale tanto a todos nós nos dias atuais. A sociedade ainda busca massificar, ser o diferente ainda é perigoso e você pode ser estigmatizado por isso. Adoreia dica e vou procurar para ler.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.