Os Cem melhores poetas da Literatura brasileira

Publicado pela Geração Editorial e com textos selecionados por José Nêumanne Pinto, Os cem melhores poetas brasileiros do Século é uma obra que abarca diversos gêneros da poesia literária brasileira, produzida desde o início do século XX, passando por estilos como o Pré-Modernismo, à geração de 45 e Poema-Processo, com nomes conhecidos como Alphonsus de Guimaraens, Olavo Bilac, Ascenso Ferreira, Raul Bopp, Lêdo Ivo, Adélia Prado e Hilda Hilst. 
Há também uma representatividade da Poesia popular nas obras de Patativa do Assaré, José Pacheco e Otacílio Batista, brindando o leitor com literatura de Cordel, estilo bastante popular principalmente aqui na região Nordeste.

"Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo."
Cecilia Meireles

O livro compila textos transcritos de antologias ou edições dos autores. O leitor ainda tem a chance de ler uma pequena biografia acerca de cada autor, que desvela algumas informações sobre sua produção literária, local de origem e obras mais conhecidas.

Olavo Bilac

Temas como o Amor e o suicídio, o coloquialismo, as tradições e agruras de um povo, a ode às regiões que adornam o país são recorrentes em vários poemas, revelando épocas, tendências e costumes de nossa Terra. 

"Eu nem tenho direito mais de ser melancólico e frágil,
Nem de me estrelar nas volúpias inúteis da lágrima!"
Mário de Andrade - Meditação sobre o Tietê.

Os Cem melhores poetas é um belo trabalho de pesquisa e infelizmente muitos nomes grandiosos não puderam ser aqui inseridos. Mas a escolha de José Pinto foi feita com esmero, trazendo o que temos de grande qualidade e importância em nossas Letras. 

A importância de uma publicação deste porte é imprescindível para aqueles que dizem amar nossa literatura, mas desconhecem por N' motivos a maioria dos textos e poetas mencionados... Eis uma interessante maneira de adentrar ainda mais na cultura brasileira, declamada em tantos versos, que serviram de inspiração aos artistas atuais e que povoam até hoje nosso imaginário poético...

Patativa do Assaré

14 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas acredito que seja uma boa opção para quem gosta de poesia ou quer começar a conhecer mais o gênero. Acredito que alguns nomes importantes da poesia tenham ficado de fora, mas fico feliz que as escolham feitas tenham sido boas.
    Não gosto de poesia e, por isso, não leria a obra. Mas, para quem gosta, parece ser uma indicação incrível.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria, tudo bem?
    Olha só que livro interessante, eu não conhecia ele mas, já estou ansiosa querendo compra...kkk
    Visitei outros post do seu blog e amei as suas postagens, parabéns pela qualidade do conteúdo.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Esse é aquele livro que entra na minha lista de "um livro que todos tem que ler na vida"., muito rico , creio que o leitor não precisa amar poesia, pois como é diversificado, pode ser uma leitura a longo razo, a cada dia pode - se ler uma página. Algum com ceretza irá tocar de alguma forma.
    Dica anotada.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Esse livro deve ser bem cheio de referências importantes da nossa literatura e ainda trazer uma linguagem acessível e de fácil compreensão para os leitores.
    Adorei conhecer mais dessa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, essa obra me interessa muito! Eu não conhecia, mas amo poesias e adorei o livro, muito obrigada pela dica, é um livro que quero ter na minha estante, até mesmo para conhecer outros poetas também.

    ResponderExcluir
  6. Olá, que obra mais interessante! Poesia são uma das formas que eu mais gosto de ler quando o assunto é transparencia da alma.. É tão pura e sentimental (mesmo nao falando de sentimento) que emociona qualquer leitor!muito banaca a dica, com certeza irei procurar mais a respeito!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  7. Oi, Maria! Gostei da sua indicação, não sabia sobre essa obra. Curto poesia, mas confesso que nos últimos anos eu tenho deixado de lado. Meio que quando a gente lê, passa por fases que se repetem ao longo da vida. Poesia já foi, agora precisa voltar. Adorei a indicação, capaz de eu voltar a ler poesia com esse livro.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas é super interessante. Alguns dos poetas citados conheço, outros não. Bom para saber mais sobre nossa poesia e nossos poetas! Adorei a dica!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que interessante. E que presentão para ser dado para quem ama poesia.
    Não conhecia mesmo, mas anotei essa sugestão <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostei de conhecer esse livro pela sua resenha. Parece-me uma publicação preciosa pelo elenco de autores que a compõe.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem Val?

    Eu não conhecia esse livro, deve ser muito bom, um livro com uma vasta gama de poetas para podermos conhecer, é um livro de muita utilidade para todos que gostam de poemas e poesias!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Não sou lá uma grande fã de poesia, pelo contrário, conheço poucos poetas que realmente me tocam. Mas justamente por isso me interessei pela obra, seria ótima para expandir os horizontes e descobrir autores apaixonantes.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Esse é daqueles livros que devemos ler aos poucos, apreciar cada poesia e refletir sobre as mesmas. Não conhecia a edição, e fiquei feliz em ver que tem algo assim. Não sou muito de ler poesias, mas nesse caso pensaria em ceder. Ótimas palavras!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Este na verdade deveria ser um livro de outro. Um clássico. Amo Poesia e Drummond é um de meus favoritos. Ótima indicação.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.