O jardim dos Finzi-Contini, obra máxima de Giorgio Bassani



Ambientado numa Itália prestes a desmoronar por conta da Segunda Guerra Mundial, O Jardim dos Finzi-Contini é um romance do italiano Giorgio Bassani, publicado pela Editora RioGráfica, e através de um narrador nos deparamos com a perseguição aos judeus enquanto um amor platônico se desvela ao longo de seus capítulos. Tendo como plano de fundo a própria guerra e os anos que a antecedem, conhecemos a família Finzi-Contini, que por muito tempo se manteve alheia à política antissemita que se instaurava em seu país.

O narrador se apaixona pela bela Micòl e narra sua trajetória convivendo com a família de sua amada, com seus amigos jogando no campo da propriedade da família, numa espécie de 'clube jovem', enquanto lá fora a Itália fascista ia minando a liberdade social dos judeus, como se essa avalanche de acontecimentos não fosse alcançar a família judia de Micòl. 


A história se passa alguns anos antes de eclodir o conflito mundial, mas já nesse momento os nazistas e fascistas já estavam aplicando a política do antissemitismo, e embora os Finzi-Contini fossem judeus, eles faziam parte da aristocracia da cidade em que viviam, alienando-se da situação e da convivência com outros de seu povo. A extravagância da família chega ao ponto de negligenciarem a doença de Alberto, irmão de Micòl, como se fosse apenas uma simples gripe. 

Giorgio Bassani

Com uma poderosa e descritiva narrativa, O jardim dos Finzi-Contini é um dos grandes clássicos da literatura italiana e envolve o leitor na paixão que beira a obsessão do narrador pela garota Finzi-Contini, desde os primeiros anos de adolescência até o momento atual. O jardim que intitula a obra serve como uma espécie de refúgio à toda a tragédia que irá se abater sobre os personagens.  

A obra máxima de Giorgio Bassani foi levada às telas por Vittorio de Sica em 1971. 

15 comentários:

  1. Olá! Tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro é gostei de saber que é um
    Clássico italiano. Tenho um amor por histórias ambientadas na Itália e estou mesmo buscando ler mais. Vou procurar e ver o filme também.

    - Beijo,
    Diego || Blog Vida & Letras ♥
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Não lembro de ler uma obra italiana, então já fiquei bem curiosa com este livro, principalmente por se passar no período da Segunda Guerra Mundial, amo histórias que envolvam essa época e os judeus, vai para a minha lista. Muito boa resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Val, tudo bem?
    Amo as suas dicas de leitura por se tratarem sempre de obras incríveis cheias de história, enredo e personagens marcantes. Todos os elementos dessa obra ( Ambientação na Italia, segunda Guerra Mundial...) indicam que ela é uma super leitura e foi exatamente isso o que pude interpretar da sua resenha.
    Dica super anotada.
    Parabéns e por favor continue nos presenteando com leituras maravilhosas como essa

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de romances históricos. A forma como você a apresentou me deixou intrigada e curiosa para lê-la.

    www.michelecezar.com

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Que dica mais interessante. Confesso que nunca li nada da literatura italiana mas pela sua resenha achei simplesmente incrível. É tão bom quando abrimos nosso horizonte e vivemos novas experiências. Além de ser italiano aborda fatos históricos outra coisa que me chama atenção. Não sabia que tinha filme, já vou procurar também. Beijos da corujinha, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria. Não conhecia essa história e já fiquei encantada. Acho essa temática de guerra e nazista muito boa para os livros, no sentindo de render bons panos de fundo para histórias maravilhosas. Fiquei super curiosa para conhecer o livro e o filme. Adorei a dica e parabéns pela resenha. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post!
    Resenha ótima para abrir nossa mente, mostrando um clássico italiano q, na verdade, quase ninguem conhece.
    Fiquei curioso! Vou procurar este e outras obras do Bassani!

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria!!
    Eu não conhecia o livro, nem lembro se já li algum livro italiano, mas achei a temática desse bem interessante. Obrigada pela dica!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Creio que seja a primeira vez que ouça falar em uma obra literária da Italiana, e gostei do modo como você expôs enredo e da narrativa desta obra, creio que seria um livro o qual eu pararia para ler. Gostei da dica, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem ?
    Eu não conhecia o livro, na verdade, não conheço nada da literatura italiana, tirando a ambientação, pois é algo que me dificulta a leitura, achei a narrativa e a construção interessante.
    Parabéns por sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dificulta a leitura em que sentido? fiquei confusa com o seu comentário O.o'

      Excluir
  11. Adoro livros com esta temática. Que conta fatos de época. Vou procura por este livro e ler no meu kindle. adorei a resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Oie
    eu não costumo ler muitos clássicos mas é algo que gostaria de mudar e com certeza essa é uma boa ideia de livro, ainda mais por ser italiano, provavelmente nunca li um livro italiano, adorei sua resenha e a dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro e certamente preciso ler, esse é mais uma daquelas obras de arte que você encontra no sebo, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha foi do Sebo, e foi presente, mulher kkkkkkkkk
      💜🖤

      Excluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.