Mulheres, de Charles Bukowski


"Muito cara legal foi parar debaixo da ponte por causa de uma mulher." Henry Chinaski

A obra de Charles Bukowski - apesar de indiscutivelmente tratar dos mesmos temas - nunca soa clichê para mim. Sempre consigo me identificar em uma ou outra passagem, ora como uma das mulheres, ora como o próprio Bukowski... Em Mulheres, acompanhamos mais uma vez o alter-ego do autor, Henry Chinaski, em suas investidas e [des]venturas com mulheres que passaram por sua vida. Apesar do que aparenta, ele estava em busca do amor, de alguma maneira...

""Paixão", pensei "ela é toda paixão."" 

Depois de passar um período sem envolver-se com mulher alguma, entra na vida de Chinaski uma mulher chamada Lydia, que destroçou e foi destroçada inúmeras vezes pelo caráter garanhão do protagonista. Ciumenta, briguenta, ia e vinha na vida de Henry na mesma proporção em que ele a trocava na cama por uma April, Valerie, Dee Dee ou Mindy. Mulheres bem mais novas que ele, que escreviam cartas e batiam em sua porta, que cruzavam o país de avião em busca de uma aventura sexual, e bagunçavam a vida do nosso narrador, assim como ele tumultuava a delas... Ação e reação, ato e consequência, jogo de 'toma lá dá cá'...

Apesar do alvoroço que essas vidas entrelaçadas causam e sofrem, no fim das contas Chinaski ainda é visto como um bom homem. Talvez pela sinceridade nua e crua que despende aos seus relacionamentos, seja pela boa cerveja sempre disponível ou pelas construções poéticas que surgem inspiradas nestas fodas memoráveis, Henry Chinaski ainda é visto por essas mulheres como uma figura de bom coração, de boa cama e boa companhia para a solidão...

" - Ei, tá todo mundo vendo essa bela jovem beijando esse velho senhor.
 - Tô pouco me importando.
Katherine me beijou de novo."


23 comentários:

  1. O típico mulherengo que as mulheres dizem querer longe, mas que acabam procurando. Nunca li nada dele.
    Bjos Rose

    ResponderExcluir
  2. Oiii

    Nunca li nada do autor mas gosto dessa perspectiva que a obra trás onde se épossivel identificar-se às vezes com o personagem principal dele e às vezes com as mulheres, é legal quando a gente vai se envolvendo assim.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conhecia esse autor, mas sempre vejo boas referências. No entanto, não me senti conectada com essa dica. Acho que me irritaria o jeito desse personagem.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Nunca li nada do autor, nem o conhecia, mas creio que esse é o tipo de leitura que não me agradaria. Primeiro porque não aprecio autobiografia e segundo que a tematica me agradou menos ainda.
    abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Não li nada do autor até o momento, mas achei meio estranho esse livro. Não sei se curtiria pelo modo realmente dos personagens agirem. Deixo a dica passar dessa vez.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou com esse livro aqui parado na estante. Preciso me organizar para conseguir iniciar essa leitura. Mas como se trata do autor, já sei bem o que esperar e encontrar rs.
    Adorei sua resenha.

    beijos

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma amiga que estava fascinada por esse livro! Ele falou horrores sobre ele, mas ainda não despertou minha vontade para lê-lo. Não li nada do autor, mas pretendo ler (por mais que acredite que não será uma leitura que eu vá gostar) pois gosto de experimentar novos autores, novas perspectivas narrativas. Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Não conhecia nada do autor, a premissa desse livro parece interessante. Vou procurar mais sobre ele na internet, gosto de conhecer várias opiniões sobre o mesmo livro antes de compra-lo.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá! Nunca li nada do autor ainda, mas achei interessante o livro que você resenhou! Ótima dica!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  10. Ta aí um autor que eu preciso ler! Gostei muito da forma como falou sobre a história, me parece uma leitura que me agradaria.

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia o livro nem o autor, mas a premissa não me despertou interesse pela leitura. Eu gostei bastante da sua resenha, só que dessa vez o livro não me interessou.

    ResponderExcluir
  12. Eu confesso que essa não é uma leitura que me atrai, mas gostei muito de ler sua opinião sobre ela.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  13. Oi Maria Valéria, tudo bem? Então, não conhecia o autor e sinceramente não senti muita vontade de conhece-lo por não ter me identificado com os quotes nem o estilo. Mas gostei de conhecer seu blog, é bem diferente da maioria que vemos por aí. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nada do Bukowski, mas esse livro me parece ser tão maravilhoso que já estou o procurando na internet. Eu amei sua resenha e sua foto, sério, esta ficou demais!

    Beijos, Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  15. Sua resenha e Charles Bukowski me fizeram lembrar do maravilhoso Gabriel Garcia Marquez e o livro Memórias de minha santas putas, no qual tenho quase certeza de que o autor fala dele.
    Vamos à sua deliciosa resenha, simplesmente a adorei! E, pasme, não conhecia o autor que claaaaaro que ler.
    Dica anotada, muito obrigada por me apresentar e este livro e ao autor.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Eu confesso que nunca li nada do autor e nem tinha conhecimento sobre nenhum de seus livros.
    No entanto, lendo sua resenha, eu acredito que não seja muito o meu estilo de leitura. Mas fico feliz em saber que, mesmo trazendo os mesmos temas em sua obra, ele não soe clichê e que você gostou da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Só li um livro de Bukowski. Com sua resenha fiquei com vontade de conferir mais obras do autor. Mulheres parece ser incrível, picante, no mínimo. Henry Chinaski parece representar o alto ego do Bukowski.

    ResponderExcluir
  18. Oii! Eu já ouvi falar desse autor,mas ainda não tive a oportunidade de conhecer a sua escrita. Essa obra parece ser muito interessante e envolvente, vou anotar a sua dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem Val?

    Já vi diversas pessoas falando bem do Bukowski, mas nunca li nada dele e pelas quotes acima lembrei do autor nacional Jim Carbonara, o estilo dele lembrou o do Bukowski!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Oiii!

    De Bukowski eu só conheço alguns quotes, fiquei feliz em saber que mesmo sendo um clichê, o autor consegue te conquistar!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em momento algum falei que ele era clichê. Eu disse que ele nunca soa clichê...

      Excluir
  21. Eu adorei mergulhar na insanidade desse livro, Buk é muito pilantra, mulher. Mas vou rir mesmo até 2.500 com Buk clichê, é por isso que se o homem fosse o dinossauro, votaria no meteoro... a 'lógica' do comentário é mesma de quem conhece Clarice Lispector por citações que não são dela kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk me enterraaaaaaaaaaaaaaa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.