a Poesia que celebra a chegada do Outono...

eis que chega o Outono, para abrandar os raios ardentes do sol de verão, e prenunciar o frio rigoroso do inverno que logo se aproxima... contemplem poesias que saúdam este momento...

"O cavalo do velho outono tem a barba vermelha
e a espuma do medo lhe cobre as faces
e a aragem que o segue tem forma de oceano
e perfume de vaga podridão enterrada."
Volta o outono, de Pablo Neruda


"Uma borboleta amarela?
Ou uma folha seca
Que se desprendeu e não quis pousar?"
Hai-Kai de Outono, de Mario Quintana


"Outono. Em frente ao mar. Escancaro as janelas
Sobre o jardim calado, e as águas miro, absorto.
Outono... Rodopiando, as folhas amarelas
Rolam, caem. Viuvez, velhice, desconforto...

Por que, belo navio, ao clarão das estrelas,
Visitaste este mar inabitado e morto,
Se logo, ao vir do vento, abriste ao vento as velas,
Se logo, ao vir da luz, abandonaste o porto?

A água cantou. Rodeava, aos beijos, os teus flancos
A espuma, desmanchada em riso e flocos brancos...
Mas chegaste com a noite, e fugiste com o sol!

E eu olho o céu deserto, e vejo o oceano triste,
E contemplo o lugar por onde te sumiste,
Banhado no clarão nascente do arrebol..."
Em uma Tarde de Outono, de Olavo Bilac




"Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.
Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.
Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]"
Fernando Pessoa

8 comentários:

  1. Que lindo! Adoro poesia!
    Seguindo seu blog
    www.edarosa.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii

    Outono é minah estação preferida junto com o inverno, acho mais romantico, mais poético mesmo. As poesias inspiram a gente ainda mais, adorei as escolhas, Olavo Bilac ainda é meu favorito dos escolhidos acima, tem sempre uma nostalgia nas palavras dele que me encanta.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei os poemas, aínda mais por conseguir imaginar diversos dos cenários.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não é minha leitura de preferência, mas adoro acompanhar os blogs que trazem uns trechinhos dos grandes poetas. Tenho curiosidade em conhecer mais das obras do Pablo Neruda.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Ola,
    Infelizmente não sou fã de poemas, mas gostei desses que abrem as portas para nova estação do ano.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Geralmente, não leio poemas. Mas amo as escritas do escritor Fernando Pessoa. Adorei os poemas escolhidos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Ahhh, que poemas lindos e super combinam com a estação! Eu amei o da borboleta, do Mário Quintana! ♥
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Oi!!
    Amei as poesias, sou fã do gênero. E o Fernando Pessoa é show!
    Parabéns pelo post!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.