Mestres da Pintura - Van Gogh

Costumo ler algo sobre a história da Arte sempre que tenho chance, e quando encontro em minhas andanças alguma publicação do gênero, decido aumentar meu acervo na estante... Em visitas ao sebo me deparei com uma edição de Mestres da Pintura - Van Gogh, da Abril Cultural e após uma breve e enriquecedora leitura, trago essa recomendação aqui para o blog...


Publicada em junho de 1977 [portanto, improvável de ser encontrado com relativa facilidade], a obra em capa dura e já amarelada pela ação do tempo traz um breve resumo da vida do artista holandês, nascido em 30 de março de 1853. Apesar de seu futuro artístico, Vincent Van Gogh enfrentou várias dificuldades na vida, desde problemas financeiros ainda na infância pobre, a rejeições amorosas que o tornam ainda mais sombrio.

Chegou a dar aulas de alemão e francês, mesmo sem dominar os idiomas. Envolveu-se em ações de caridade e pregação entre os miseráveis e carentes da sociedade londrina. Em suas andanças, rascunha paisagens e pessoas que lhe chamam a atenção. Apoiado por um irmão, se entrega totalmente à pintura, frequentando aulas de arte em Bruxelas e acompanha os movimentos artísticos da época, como o Impressionismo. 

É rejeitado novamente no amor, desta vez por uma prima de nome Kee, piorando sua condição de interagir socialmente. A essa altura, sua arte já passou por um amadurecimento refletido nas obras que pintou a partir dali... Chegou a recolher uma prostituta grávida em sua pequena residência. Chega a imortalizar a figura da mulher na obra Tristeza. A convivência entre ambos se mostra infeliz e difícil  depois do nascimento do bebe, Sien não devolve o afeto demonstrado por Van Gogh...


O artista resolve se estabelecer no campo, por problemas de saúde. Faz estudos de choupanas, camponeses, aldeias. Incorpora ao seu trabalho esses elementos. Seus quadros possuem tons pesados, rudeza de traços e contrastes agudos de luz e sombra. Seu estado de saúde sofre uma piora, passa por mais dificuldades emocionais e chega a sofrer alucinações.

 "Volta a trabalhar com desespero,impulsionado pela fogueira interior que o obriga a transmitir em imagens o que não pode dizer com palavras."

Seu fim foi trágico. Disparou um tiro contra o próprio peito. Com o passar do tempo suas obras foram ganhando maior importância, sendo hoje uma das personalidades mais importantes do Pós-impressionismo, tendo influenciado os Fauvistas e expressionistas alemães. 

Ao final da edição da Abril Cultural, estão reunidas reproduções de suas principais telas, como Auto-retrato, Noite estrelada e Girassóis. 



9 comentários:

  1. Olá!
    Eu sou muito fã de Van G. na arte e interessada na sua vida pessoal, tanto que em 2000 mais ou menos eu não lembro se foi a folha, lançou fascículos de grandes pintores e telas tintas , manuais para pintarmos, eu não tenho talento algum para desenhos inclusive meu caderno de geometria espacial na facul era um arraso de horror rs Bem, fiz a mini coleção de V.G e a história dele me interessou tanto que fui às pesquisas e na época lembro que estava obsessiva por depressão na literatura ( com exceção de alguns personagens bíblicos ) eu tinha Dom Quixote e aí me deparei com esse pintor maravilhoso, talentoso, mas triste a ponto de ser sombrio. Adorei seu post, se pudesse ficaria horas conversando aqui com você. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Confesso que não tenho muita curiosidade de ler sobre História da Arte. Apesar de achar interessante, não consigo me imaginar procurando uma leitura como estar.
    No entanto, se eu fosse me dedicar algum dia a ler sobre o assunto, com certeza adoraria ler sobre a vida do Van Gogh. Não só acho as telas dele lindíssimas, como a própria trajetória dele, apesar de muito triste, é muito interessante de se conhecer.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. De Van Gogh eu só conhecia Noite estrelada e a série Girassóis. Depois que entrei na universidade e fiz um disciplina de história da arte é que passei a entender mais sobre os aspectos que envolviam a arte desse grande pintor e admirá-lo. Se torno um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Que livro maravilhoso. Eu acho que nunca vi nada semelhante no sebo da minha cidade. E bom, mesmo que não seja algo assim mas em livraria no interior é bem mais dificil ter algo também. Enfim, adoraria ler uma coleção dessas.

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria, joia?
    Eu tenho um certo gosto também por obras que tratam da história da arte (incluso bibliografias). Entretanto não consigo atender aos apelos das artes plásticas, está um pouco além da minha compreensão (as cênicas e a música são um amor de longa data para mim). A vida de grandes mentes geralmente se volta para a ciência ou para a arte, mas é quase regra que são vidas sofridas. Há dentro deles um grande vazio existencial que buscam preencher e perguntas que buscam resposta (sempre sem sucesso). Van Gogh é o retrato disso, essa angústia nunca saciada. Além disso, viver de arte sempre foi e continua sendo uma vida um tanto difícil (ainda mais em nosso país em que não é valorizada). Gostei bastante da sugestão mas acredito que eu não venha a encontrar tal obra por aí pra poder dar uma olhada. De qualquer forma, obrigado pela indicação, gostei de mais. Em retribuição ao favor, sugiro uma biografia que li na época do fundamental e que muito me marcou, que foi "Villa-Lobos: Alma Sonora do Brasil", lido na ocasião em que eu havia iniciado meus estudos de música. Até logo.

    ResponderExcluir
  6. Não tenho afinidade nenhuma com arte. Sou uma negação. Mas achei bem interessante a obra.
    Conhecer um pouco dela aqui no seu blog foi ótimo!!
    Parabéns pela leitura, resenha e dica!

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria, confesso que nunca fez meu estilo ler sobre arte em geral, talvez por isso desta vez a dica não tenha funcionado para mim.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Oie
    nossa, adorei saber um pouco mais sobre o livro e avida em si do artista, com certeza foi uma leitura que chamou minha atenção e recentemente eu assistiu Com amor, Van gogh e amei demais o filme, espero poder ler essa obra

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria, Tudo Bem? Amei sua dica, adoro esse estilo, amo arte.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.