Tag - Eu amo poesia

A querida Lilian Farias do Poesia na Alma escolheu o blog para responder uma Tag sobre Poesia, e claro que não poderia rejeitar a proposta... A Tag consiste em responder algumas perguntas e ao fim postar uma imagem de seus livros de poesia... Então, vamos lá conhecer minhas respostas?





  • Quantos livros de poesia já li?
Pelas contas, uns 56. 
  • Quantos livros de poesia tenho na minha estante?
19, creio eu...
  • Quando ouço a palavra poesia, qual o primeiro(a) autor(a) que me vem em mente?
Florbela Espanca.
  • Qual foi o último livro de poesia que leu?
Ode a uma estrela, de Pablo Neruda.
  • Uma poesia que marcou sua vida?


Eu, de Florbela Espanca.

Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho,e desta sorte
Sou a crucificada ... a dolorida ...

Sombra de névoa tênue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida!...

Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que chamam triste sem o ser...
Sou a que chora sem saber porquê...

Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver,
E que nunca na vida me encontrou!

  • Que poesia seu blog oferece aos leitores?
uma poesia de Manoel de Barros.

"Ando muito completo de vazios.
Meu órgão de morrer me predomina.
Estou sem eternidades.
Não posso mais saber quando amanheço ontem.
Está rengo de mim o amanhecer.
Ouço o tamanho oblíquo de uma folha.
Atrás do ocaso fervem os insetos.
Enfiei o que pude dentro de um grilo o meu
destino.
Essas coisas me mudam para cisco.
A minha independência tem algemas."

  • Uma foto de sua estante poética...


Bem, não tenho como reunir todos os meus livros de poesia numa só photo, mas escolhi alguns dos que mais gosto e que sempre [re]leio quando tenho um tempinho... Obrigada a Lilian pela indicação da Tag, adorei responder... Espero que tenham curtido. Quem quiser fazer também, fique à vontade... Beijos e até a próxima.. ^.~

4 comentários:

  1. Que tag linda, sou poetisa e adoro qualquer coisa relacionada a poeia, adoro Florbela Espanca há um ano atrás fiz um post falando da vida dela lá no meu blog, e coincidentemente o poema Eu é o que mais me marcou também, esse poema lê a minha alma, amei a tag e amei suas respostas.
    beijos poéticos :)

    ResponderExcluir
  2. Que linda a poesia, não tenho muito o hábito de ler poesia não.
    geralmente só de uns poucos autores, mas não deixo de ser apaixonada.
    Beijos Val
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  3. Gostei da Tag, mas eu não conseguiria respondê-la, pq livros de poesias não são o meu forte. Gostei da poesia que você ofereceu aos seus leitores.

    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  4. Oi Val. Que tag legal. Não tenho muito o hábito de ler poesias, e nesse quesito me sinto uma inculta literária, mas acho lindo que cultiva esse estilo de leitura. Amei as poesias que vc escolheu para ilustrar a postagem. bjus
    Eykler
    www.amorascompimenta.com

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.