O fotógrafo - Uma história no Afeganistão [volume 3]

Concluindo a trilogia O fotógrafo - Uma história no Afeganistão, pelas lentes de Didier Lefèvre, o volume três retrata as dificuldades passadas pelo fotógrafo durante seu retorno para o Paquistão, que resolveu viajar sozinho,sem a companhia dos Médicos sem Fronteiras, após três meses viajando pelo interior afegão. 

Uma publicação compartilhada por Maria Valéria - TorporNiilista (@psychokillerstrange) em

Ele chegou a ficar em cárcere privado por causa de um policial paquistanês corrupto, sentiu inúmeras dificuldades de se comunicar, munido apenas de um diário com expressões que já havia aprendido, sentiu o frio implacável montanhês, perdeu sua montaria, teve boa parte de seu dinheiro extorquido por um grupo de guias, entre outras intempéries. 

Didier chegou ao ponto de quase morrer durante sua expedição, e parecia que a vontade de voltar ao seu país de origem [França] era apenas um sonho longínquo.  

A narrativa fotográfica mesclada ao traço de HQ comove o leitor, desvela um pedaço da cultura desses locais onde ele passou que não são mostradas na TV. Ao final desta edição, há algumas fotografias de pessoas com quem Didier conviveu ao longo desse período e o que houve com eles após a publicação da série em quadrinhos... 

Infelizmente Didier ficou com algumas sequelas físicas devido ao desgaste que passou durante o trabalho. Falecido em 2007, de ataque cardíaco, o fotógrafo/autor estava fotografando em Phnom Penh a fim de retratar as devastações que a AIDS provocou por lá, quando seu trabalho com o Afeganistão foi publicado [2002]...

O fotógrafo é ideal para aqueles que apreciam uma leitura crua, visceral e cheia de sensibilidade, que nos põe em reflexão e instrui de maneira envolvente...


16 comentários:

  1. Olá,
    Como é o final de uma trilogia, fiquei com medo de pegar algum spoiler. Mas a história parece ser bem interessante.

    Beijinhos,
    https://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tiro o chapéu para estas pessoas que encaram uma viagem deste tipo. Eu não teria muita coragem. Imagino todo o desgaste que ele teve, e não digo apenas o físico, mental também. Uma pena que já tenha falecido.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Livro bem diferente do que estou acostumada a ver resenhas. Gostei de saber mais sobre os primeiros livros vou pesquisar aqui no blog sobre.

    http://imagine-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Já tinha lido sobre esse livro mas em uma perspectiva diferente, agora aguçou ainda mais a minha vontade de ler, realmente a midia não mostra nada do que é real. Já estão na minha lista de aquiseções e espero ter a oportunidade de ler.
    Bjus
    Jis Rocha
    Blog Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Nossa, parece ser uma obra bem diferente do que estou acostumada, mas bem interessante. Fiquei curiosa e adorei a dica!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida deve ser um livro de tirar o fôlego e de mim, com certeza lágrimas. Sempre me impressionei muito com ONG's, MSF e afins, mas sei que não teria pulso para aguentar nem metade do que o fotografo aguentou por exemplo e acredito que nem saúde para isso, por esse motivo
    acho o trabalho dessas pessoas incrível, ainda mais retratando a realidade nua e crua destes povos.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, obrigada por me apresentar a esse livro. Achei super interessante essa mistura de quadrinhos com fotografias. Parece se ruma leitura bem tocante e realista.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Se não me engano, acho que foi aqui no seu blog que eu vi algo sobre a trilogia (se não foi no blog foi no IG, não lembro). Tenho vontade de ler, sei que são imagens fortes e que provavelmente eu choraria muito, mas tenho um grande interesse.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu gosto muito de livros cruéis e reais e achei muito interessante a sua resenha. Gostei de saber que o livro é inovador, misturando realidade com traços de HQ.
    Estou querendo descobrir o que aconteceu com ele, sabe? Vou anotar a dica, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu morro de vontade de ler essa trilogia desde de quando estava prestando vestibular e um professor indicou *-* Pelos seus comentários ela parece estar bem interessante e bacana.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Apesar dessa realidade nua e crua estampada nas fotografias e na narrativa, essa é uma leitura que não encararia. Acho um pouco pesado esse ambiente e fico muito sentida e emocionada com a vida que esse povo leva.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Oi Maria Valéria! Tudo bem?
    Não conhecia essa trilogia, mas só pela proposta e o fato de ser inspirado em uma história real, ainda mais passada no Afeganistão, já estou querendo conhecer bem de perto!
    Adorei a dica.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Muito interessante a obra. Pelo que pude perceber, é uma auto-biografia por fotografia? Não conhecia a trilogia, imagino que, tendo todo o material visual disponível, muitas imagens são um soco no estômago. Vou anotar como dica de leitura.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Não conhecia a obra, mas achei muito interessante. Fiquei na dúvida aqui, o livro funciona como uma biografia por meio de fotos? Se sim, fantástica essa ideia, ainda mais tratando-se da história de um fotógrafo. Fez todo o sentido! Obrigada pela dica :)

    Beijos,
    Blog Luna literária

    ResponderExcluir
  15. Mais um trabalho genial que você traz e eu não conhecia, como não amar esse canto, mulher?!? Essa HQ preciso ler, pena que ele faleceu em 2007.

    ResponderExcluir
  16. Olá, ano passado eu li uma obra que retratava o mesmo ambiente...certas culturas são tão ricas e ao mesmo tempo conseguem nos chocar de tal forma...fiquei bastante emocionada durante a leitura e quero ler mais sobre...

    Essa é uma ótima dica, obrigada.

    Abraços

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.