A garota da banda, autobiografia de Kim Gordon


"Eu também adorava "I love You Golden Blue", embora ficasse frequentemente à beira das lágrimas sempre que cantava. É uma canção sobre alguém que acredita que não pode se mostrar ao mundo. Achando que apenas destruirá as pessoas com quem se importa, ele evita qualquer intimidade. Ele está preso. Eu não podia deixar de pensar que aquilo era verdade em relação a muitos homens-meninos que eu havia conhecido na vida."

A garota da banda é um relato sincero e casual de uma das artistas mais conhecidas do Rock Alternativo Underground -  a baixista da banda Sonic Youth, Kim Gordon. Kim foi uma das fundadoras da banda e passou trinta anos de sua vida compondo, tocando e cantando canções que se imortalizaram na cultura da vanguarda pop juntamente com Thurston Moore, seu até então marido. Ironia ou coincidência ambos acabaram no mesmo período: a banda e seu casamento com Thurston. 



Sem pieguismo, A garota da banda é uma espécie de diário onde Kim tece toda sua vida, dos pontos mais relevantes aos mais triviais, e que no fim das contas acabam tendo importância dentro de seu contexto. Numa linguagem simples e sem preâmbulos, Kim nos conta como foi sua infância, as brigas com seu irmão que posteriormente foi diagnosticado como esquizofrênico, sua adolescência na California, com um pai erudito e uma mãe criativa e ao mesmo tempo frustrada por não ter ido além do 'lar'. 


Kim desvela no palco verbal que é o livro tudo o que ela não revelava no palco dos shows do Sonic Youth, conta as origens da banda, como os membros se conheceram, os artistas famosos e ambientes frequentados por essas pessoas em Nova York. O leitor aos poucos vai adentrando em sua intimidade e se sente familiar da artista visual no fim das contas. Algo como um papo de pub acompanhado de um café...

Alguns capítulos são destinados a falar sobre seu relacionamento com Thurston, desde que se conheceram até o momento que decidiram morar juntos, a rotina quebrando a relação e o nascimento de Coco, filha do casal. Após descobrir uma traição, Kim colocou um ponto final no casamento, e o fim da banda foi apenas uma consequência de tal acontecimento...


Um ponto interessante pela perspectiva de Kim é como a mulher era vista num espaço dominado pelos homens, e de como ela construiu sua própria identidade musical sem ser ofuscada pelo machismo presente nos bastidores. O Sonic Youth abriu caminho para bandas de peso que surgiram depois dela, como o Nirvana e o Smashing Pumpkins.



A garota da banda é uma autobiografia descrita como um romance de formação, mas pode ser tratado como um libelo feminista, relatado por um ícone indie que deixou seu nome registrado na música e na Arte. A narrativa de Kim é cheia de insights, que afloram as emoções cruas de suas memórias... Para fãs, um belo souvenir a fim de se matar a saudade da sonoridade indie de suas composições... 


14 comentários:

  1. Oi Maria, tudo bem?
    Comecei a pouco escutar músicas indie rock e tenho conhecido aos poucos bandas desse gênero e estou adorando! Eu não conhecia ainda Sonic Youth, mas irei ouvir mais músicas da banda. Acho livros de autobiografias bem interessantes e, esse por trazer a história de uma mulher em uma época que as mulheres ainda eram bem limitadas pela sociedade (digamos que hoje essa situação mudou um pouco) é uma leitura bem-vinda.
    Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria, tenho fugido um pouco de biografias/autobiografias, salvo daqueles que eu realmente admire. Confesso que conheço pouco, ou quase nada da Kim, então isso aumente ainda mais meu desinteresse pelo livro. Mas creio que para os fãs, será uma leitura bem interessante.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Olá, Val! Tudo bem?
    Eu leio poucas biografias/autobiografias, li algumas em 2017, mas essa "A Garota da Banda" eu não conhecia, achei interessante, vou anotar a sua dica e pesquisar mais sobre o livro, principalmente por não conhecer a banda Sonic Youth!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Val!

    Tudo bem? Eu não conhecia a Kim, apesar de ser ligada a música, estudei piano por muitos anos e isso me deixou mais voltada para a música clássica que para o rock, aliás de rock eu conheço as bandas mais clássicas dos anos 60/70/80 e alguma coisa (bem pouca) dos anos 90. Então de jeito nenhum eu saberia algo sobre a Kim.

    Parece ser uma obra bem interessante, mas eu não gosto muito de autobiografias, porque é sempre a visão da pessoa sobre si mesma. Prefiro quando outros escrevem porque assim as falhas e acertos parecem muito mais reais pra mim, não sei se dá pra entender?

    Essa questão de ser como um diário é bacana, mas acho que limita um pouco por ser mais voltado para quem é fã dela, acredito eu. Infelizmente vou passar a fica desta vez pois A Garota da Banda não chamou a minha atenção.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Não conhecia essa banda, mas é bom conhecer um livro do tipo. Autobiografias são sempre boas para conhecermos melhor um artista e, pelo visto, essa é uma que também ressalta alguns pontos importantes. Gostei de conhecer um pouco mais sobre a obra.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar da banda ou da Kim, mas como não entendo nada de música isso nem me surpreende. Só leio biografias/ autobiografias quando admiro muito a pessoa retratada, como dessa vez não é o caso não me interessei pela obra.

    ResponderExcluir
  7. Nossa como assim não conhecia seu blog ? Que lindo tudo isso... Ótima resenha, você escreve muito bem <3

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não conhecia, vou procurar ouvir e ler. Sou adepta de sons fora do meio "comercial" salvando na play list =)

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Dificilmente leio autobiografias, mas confesso que fiquei curiosa para conhecer um pouco mais da trajetória de Kim.
    Parabéns pela resenha! Amei!

    Beijos,
    Narah - www.lerantesdedormir.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem? Não curto muito livros de biografias. Gostei da capa. A banda eu já conhecia.

    ResponderExcluir
  11. Que legal, muito interessante!
    Eu não gosto de ler biografias, mas é sempre importante saber um pouco mais de cada artista que a gente vive ouvindo!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adoro biografias, a depender de quem retratam. Achei bastante interessante, e sua resenha está incrível.
    Escreve muito bem!

    ResponderExcluir
  13. Oi Maria!!
    Eu não faço ideia de quem seja essa cantora rs Até fui buscar no google para saber se por acaso já conhecia e não me lembrava. Enfim, eu não gosto de ler biografias, mas acho legal pelo fato de que quando a gente gosta muito de um artista a gente quer saber sobre ele né?
    Parabéns pela resenha!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá
    muito interessante o livro por ter tanto conteúdo principalmente por entender como ela era vista em meio a tantos homens, e também por saber mais sobre a rotina dela e sua vida no geral, bela resenha e dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.