o horror Cósmico de Lovecraft em A cor que caiu do espaço

Servindo como marco para a inserção de H. P. Lovecraft no rol do gênero ficção científica, A cor que caiu do espaço [1927] é sobre a história de um vilarejo próximo a Arkham que se vê ameaçado por um perigo vindo dos céus; um estranho meteoro cai no terreno de um fazendeiro e com ele traz uma aberração inimaginável que acomete toda a fauna e flora de maneira inexplicável. 

Com o decorrer do tempo, a área inicial atingida pelo meteoro vai se avolumando e em seu lugar resta apenas uma terra infértil, cinza, estéril. O narrador vai até a cidade a fim de fazer uma pesquisa sobre a área, que em breve será inundada para a construção de uma represa. Durante sua estadia, ele ouve histórias horripilantes sobre o ocorrido muitos anos atrás e compreende que ali não é um local agradável para se permanecer...


Considerado pelo próprio autor seu melhor conto, A cor que caiu do espaço é a mescla de horror e sci-fi escrito com esmero. Posteriormente, suas obras passariam a possuir essa marca registrada no gênero. O conto chegou a ser recusado mas em 1927, o editor de uma revista resolveu dar uma chance para o escrito. 

A edição publicada pela Editora Hedra possui ainda um apêndice com ensaios escritos por Lovecraft e um artigo em que ele faz uma dura crítica sobre os clichês da Ficção Científica. O suspense de A cor que caiu do espaço não dá brechas para pausas. A narrativa conduz o leitor de maneira alucinante pelos mórbidos acontecimentos que causaram horror aos personagens que vivenciaram aquele estranho incidente quatro décadas atrás...

Sem sombra de dúvidas, é um excelente título para dar o pontapé inicial nas obras do autor.

"As árvores próximas eram doentes e retorcidas, e muitos troncos mortos apodreciam ao redor. Enquanto caminhava às pressas, percebi as pedras e os tijolos desabados de uma velha chaminé e de um porão à minha direita, bem como a bocarra escancarada de um poço abandonado cujas emanações pútridas criavam reflexos singulares quando iluminadas pelos raios de sol. Até mesmo a caminhada pelo longo e escuro bosque mais além pareceu bem-vinda em comparação, e assim compreendi os sussurros temerosos dos habitantes de Arkham."



19 comentários:

  1. Olá,tudo bem?
    Não é ótimo de livro que me chama atenção.Parabéns pela resenha 🎉

    ResponderExcluir
  2. Mais uma dica que você traz para mim e aqui no seu blog que me motiva a querer ler e saber mais! Definitivamente parece ser aquele tipo de gênero que me agrada, já tenho alguns livros do Lovecraft e sei que esse seria importante para mim ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Me sinto tão culpada por ainda não ter dar uma chance para este livro. Tem todos os elementos que me atrai e vivo adiando. Sua resenha me atentou ahuahuhauhauhauhauhaua fiquei com vontade de ler

    ResponderExcluir
  4. Gostei de conhecer mais sobre esse conto do HP Lovecraft, tenho curiosidade para conhecer a obra dele.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Quero muito, muito ler esse conto! Já li alguns do autor até agora, mas o que mais tenho curiosidade é A Cor que Caiu do Espaço.
    Vou tentar ler esse ano ainda! =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Uau! Eu não conhecia esse conto e pelo que você falou dele eu fiquei curiosa, adorei poder ler essa postagem e descobrir algo fascinante.

    ResponderExcluir
  7. Ola, esse conto não desperta a minha curiosidade por ter terror e ser um conto que eu não gosto muito então eu passo a dica

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Acho que vi algo sobre HP Lopercraft na Darkside ou to enganada?
    Não conheço nada sobre o gênero que ele escreve, mas achei interessante ter tantas referências e dissertar com propriedade sobre ficção científica.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu quero muito ler algo do autor. Fiquei curiosíssima com a premissa desse conto através da sua resenha.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Já tinha lido sobre o autor,mas nenhuma obra li dele pois se tem terror no meio eu deixo de lado porém sei que ele foi um talento principalmente para os livros de terror.
    Esse conto parece bem sombrio,mas interessante.
    Espero que outras pessoas gostem desse conto.
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Não leio muito horror, então não sou capaz de opinar sobre os grandes autores, mas gostei do que li sobre Lovecraft, não prometo que vou ler, mas darei uma olhada em outros livros do autor para, quem sabe, imergir em suas palavras.

    ResponderExcluir
  12. Uauuu, já fiquei doida pra ler <3 adoro ficção científica. Excelente resenha.

    ResponderExcluir
  13. Eu conheço o livro, mas não o li, o que é uma pena, você já sabe que quando enjoar, estou aqui de coração aberto. Gostaria de ter essa edição por causa da dura crítica aos clichês, necessário, já pensou se autores do gênero lessem isso?

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem Val?
    Eu acho essa capa bem legal e a sua publicação ficou muito boa. Eu estou lendo mais contos do Lovecraft ultimamente e lendo novamente outros, estou gostando muito!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá, pelos seus comentários o enredo parece estar incrível, já vou adicionar esse conto na minha listinha de leituras *--*

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem? Nunca li nada do autor mas sempre vejo muitas pessoas elogiando e indicando algumas obras. Confesso que sou meio medrosa para esse estilo e tenho receio de não conseguir dormir a noite (risos). Apesar de ler bastante suspense ou livros policiais, terror é um gênero que preciso conhecer mais. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  17. Já tinha ouvido falar deste conto, apesar de não ter lido. Infelizmente ele continua não me atraindo muito.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  18. Lovecraft...., O que dizer de sua obra, mescla ficçao científica, horror, ou seja, tudo o que curto, bom demais. E parabéns pelo excelente blog. 👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada pela sua visita, caro amigo ^^
      sempre que falar em Lovecraft, comunico voce hehehee
      abração!

      Excluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.