a lucidez sem remédio de Antonio Carlos Viana em Cine Privê

Em minhas recentes descobertas literárias, resolvi embarcar na linguagem de Antonio Carlos Viana através de alguns contos que compõem o título Cine Privê, publicado pela Editora Companhia das Letras. A partir de indicações de alguns amigos, e atraída pela capa belíssima da obra, devorei em poucas horas as pouco mais de cem páginas que contem o livro...

Através dos contos de Antonio Carlos visualizei cotidianos de personagens crus, reais, que bem poderiam ser velhos conhecidos meus. A ambientação num espaço-tempo indefinido nos entrega com sutileza pequenas pistas sobre os locais e épocas em que essas histórias ocorreram [no campo ficcional], bem como o coloquialismo de certos diálogos e situações representadas. 

Antonio Carlos Viana, autor sergipano.

Maridos desprezados, miséria permeando infâncias, violência e pedofilia, desilusões amorosas são panos de fundo do espetáculo que se estende ao leitor-espectador de um verdadeiro cine privê, em que temos o olhar sob uma perspectiva direta que se desvela à nossa frente. 

Um rapaz mata a mãe e a maior dúvida de seu dia é o que escolher para o desjejum ainda durante a madrugada. Um homem de meia-idade se sujeita a lavar cabines sujas de sêmen, depois de utilizadas por homens que preferem ficar no anonimato, pagando por sexo barato, sujo e quente com mulheres 'da noite'. Um rapaz que de tão tímido e deslocado dentro de seu próprio seio familiar, não suspeita ser o alvo dos anseios de uma prima adolescente que disfarçadamente espia seus trejeitos metódicos e reservados... 

Os contos de Viana nos transportam para um universo à parte, em que tomamos o lugar por trás da lente a fim de sermos voyeurs de situações decadentes e/ou degradantes. E pelo reflexo da lente acabamos por enxergar a nós mesmos, em nossas perdas cotidianas, pintados à meio-tom, embaçados pela intimidade supostamente preservada por uma cortina de veludo, nos bastidores de um cine de quartinhos abafados e gemidos latentes...




13 comentários:

  1. Menina, nunca tinha ouvido falar desse autor!! Estou chocada O_O
    Gostei de sua resenha e de sua descrição de alguns contos, vou procurar por esse livro porque fiquei muito curiosa com essas histórias!
    Bjs e obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Que livro fascinante, não tinha ouvido falar dele ainda, mas muito obrigada pela dica, fiquei super curiosa. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bom?
    Normalmente não curto livros de contos ou poemas, portanto passo a dica. Mas não deixo de admirar a obra e a maneira com que vc o descreveu!

    ResponderExcluir
  4. Olha, já não sou muito fã de contos, e a perspectiva de ser voyeur de situações degradantes e/ ou decadentes realmente não me atraiu. Mas que bom que devorou o livro tão rapidamente, a capa é linda mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Você sempre trazendo autores que nos fazem pensar e repensar em tantas atitudes e perspectivas, ótima dica e com toda certeza pretendo ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Hey, eu adoro dicas de leituras nacionais ☺É ótimo ver nossos autores ganhando espaço nos blogs, né? ☺ Mas sinceramente o livro nao parece muito meu estilo de leitura, então deixo essa dica passar dessa vez heheh Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  7. Você descreveu muito bem, adoro contos e poemas e vou atrás deste livro com certeza ^^ ameeeei demais

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia esse livro e gostei dessa pegada que ele apresenta. Esse aspecto chocante me interessa muito e vou ficar na torcida para ler essas histórias logo, logo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Tudo bom?
    Não conhecia o autor e nem o livro, mas mesmo não sendo fã de contos achei a premissa interessante e fiquei curiosa para conhecer a escrita do autor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostei de conhecer esse livro através da sua resenha. Gosto muito de contos, então esse seria um livro que me agradaria.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu não conhecia o autor e nem sua obra, mas pelos seus comentários o enredo parece estar bem bacana e eu adoro quando temos esses enredos mais crus *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem amiga?
    Eu gostei da sua resenha e da possibilidade de conhecer um pouco sobre o autor que até então era novidade para mim. Eu gosto de livros de contos e por isso vou anotar a sua dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oii
    Eu não conhecia o autor, confesso que fiquei curiosa. Você falou de forma muito bela sobre a escrita dele! É muito bom quando fazemos essas descobertas literárias né?!
    Bjus

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.