#Lendo Sandman - Convergência [7º arco]


Neste 7º arco do projeto de leitura #LendoSandman iremos conhecer algumas histórias que não possuem ligação direta com a trama principal e ao mesmo tempo fazem com que fiquemos mais familiarizados com o papel do Sonhar em nossas vidas.... Convergência possui apenas três edições e na primeira delas, A caçada, um avô conta para sua neta uma história antiga, sobre um rapaz que encontra uma velha na floresta e esta lhe dá uma sacola com alguns itens importantes dentro dela... O rapaz é um lobisomem e logo ele se depara com o desejo de ter uma bela moça para si, e munido com sua fotografia, ele parte em busca de sua amada... Temos referência ao folclore do Leste Europeu, com a presença de Baba Yaga e seu pilão ajudando o rapaz a chegar em algum lugar... porém, ele logo se dá conta que nem todos os nossos desejos podem ser atendidos, e que às vezes, é melhor mesmo que eles não sejam...

Lugares Maleáveis nos traz a figura de um jovem Marco Polo, perdido no deserto. numa região entre o mundo real e o Sonhar, conhecida como Zona Abstrata. Lá, ele encontra Rustichello, que chegou ali por causa de um sonho. Nesse momento, ele se encontra preso e escreve a história que lhe foi ditada por Marco Polo, numa idade mais avançada... O sonho de um e outro se mesclam, e quando se vê novamente sozinho naquele lugar desconhecido, ele encontra um homem pálido e misterioso que lhe concede passagem ao mundo real, pois Marco Polo lhe deu de beber, pois ele se encontrava muito enfraquecido... Como forma de gratidão para com o jovem rapaz, o homem misterioso [Morpheus]  faz com que ele retorne ao seu lugar e ele reencontra a caravana que estava com ele quando se perdeu nas areias desérticas...

Por último, mas não menos importante, temos a história de Adão, Eva e seus filhos Caim e Abel. Parlamento das Gralhas retrata uma das visitas de Daniel ao reino de Sandman. Ele encontra a Casa dos Segredos e três contadores de histórias, que são representados por Caim e Abel e sua mãe Eva. O bebê Daniel ouve três histórias contada por cada um deles. É partindo daí que descobrimos que Eva foi uma das três esposas de Adão [a história faz alusão a Lilith], como os irmãos foram parar no Sonhar e descobrimos também o segredo do parlamento das gralhas, que dá nome a edição #40... 

Convergência é um arco extra que está presente na edição Fábulas & Reflexões, juntamente com as edições de Espelhos Distantes [edições 29, 30 e 31] e Ramadã [edição 50]. Este último será discutido em breve, junto com o 8º arco de Sandman, Vidas Breves
Espero que tenham curtido a resenha, beijos e até a próxima... ^.~


6 comentários:

  1. Oiii Maria, tudo bem?
    Estou sempre acompanhando suas postagens referente ao Sadman e cada nova postagem você me surpreendente trazendo textos que me fazem ficar com vontade de ler, e este não se escapa da lista. Adorei a dica, aliás anotei!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Parecem ser bem interessantes essas histórias que envolvem o sonhar e até meio mística se for correto dizer. Acho que eu ate me interessaria em le-las, mas não sei se faz meu estilo de leitura e se eu gostaria. Achei sua postagem muito bem feita e acho que pontuou os pontos principais.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  3. Acho incrível os assuntos levantados, de Marco Polo, passando por Caim e Abel. Arcos diversos que fazem o leitor perceber toda a inteligência e talento do autor.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?

    Não sei nada sobre esses quadrinhos, além do fato de terem sido desenhados e escritos pelo Neil Gaiman. Estou certa? Só li uma narrativa do autor e o achei tremendamente maravilhoso. Não sou muito de ler graphic novels, e não sei se quereria ler essas, mas tenho certeza de que devem ser histórias muito bem boladas e imaginadas, bem ao estilo do Gaiman! <3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Val.
    Eu ainda não tiver oportunidade de ler nada sobre o sandman, mas vou anotar a dica aqui para quando for ler, apesar de não ter ligação com a trama principal.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria!
    Suas postagens com esses livros sombrios são ótimas, sempre fico curiosa mas fico meio perdida rs' estou conhecendo Sandman através do seu blog e estou ficando interessada. A história que mais me chamou a atenção é a Adão, Eva e seus filhos, uma história bíblica me deixa bem curiosa. Gostei de saber mais sobre essas histórias e pretendo ler.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.