A bela poesia d'O livro das Ignorãças, de Manoel de Barros


Há alguns anos tive o prazer de conhecer a poesia de Manoel de Barros e de lá pra cá, sempre estou [re]visitando seus versos... Em parceria com a Editora Companhia das Letras, solicitei O livro das ignorãças, publicado pelo Selo Alfaguara e pude matar a saudade do 'Maneco', disparado - um de meus poetas brasileiros preferidos...

No decorrer de seus versos, eu consigo visualizar as paisagens que o poeta descreve, com os absurdos que a licença poética é capaz de nos proporcionar. Pode parecer irreal, mas para uma mente que se entregue ao deleite da leitura de Manoel, 'escutar a cor dos peixes', 'levantar ventos com alavanca' e 'palestrar com formigas' não é tarefa difícil...

"Eu sou culpado de mim.
Vou nunca mais ter nascido em agosto.
No chão da minha voz tem um outono.
Sobre meu rosto vem dormir a noite."

O elemento natureza permeia toda a obra do autor, enriquece nosso sensorial de maneira sublime, pois ele mistura com delicadeza elementos naturais e emoções humanas como poucos podem fazer. Recria a fala popular, abusa de metáforas e transforma as palavras conjuntas em obras de arte.

"Aprecio viver em lugares decadentes por gosto de estar entre pedras e lagartos. Fazer o desprezível ser prezado é coisa que me apraz."

Ao fim de suas poesias, a nova edição de O livro das ignorãças traz uma cronologia sobre a vida e obra de Manoel, bem como algumas imagens do poeta e sua família, trechos de bilhetes endereçados a ele e uma rica bibliografia sobre as publicações que falam dele e seus livros. 

É através de Manoel de Barros que a voz dos esquecidos e marginalizados ganha status de riqueza erudita. Os cenários do Pantanal ilustram a poesia de seu conterrâneo, natural do Mato Grosso. Ler Manoel é delírio, comoção, beleza e amplitude. 'É ignorãça ignorar' o poder de sua poética...


13 comentários:

  1. Oiii Maria, tudo bem?
    Realmente não conhecia a obra e nem o autor até ao momento, e me apaixonei completamente, ainda mais por ser de poesias, que sou viciada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Val!
    Não sou muito de ler poesia, mas fiquei encantada com a sua resenha e quero conferir a obra do Manoel. Vou anotar a dica.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, como vai?

    Já conhecia o livro, faz um tempinho que o li, muito bom. Sua resenha ótima, como sempre, parabéns!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi, Maria! É sempre um prazer visitar seu blog!
    Não conhecia este livro, mas adorei a dica literária!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria, tudo bem?
    Confesso que eu não sou a maior fã de poesia. Acho que eu sou meio ogra para essas coisas, não tenho essa sensibilidade toda :P
    Até estou tentando me envolver um pouco mais, pois quero organizar alguns saraus, mas não é muito fácil mergulhar neste gênero :3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito de livro assim! Com grandes ensinamentos em meio a simplicidade dos versos. Tais obras que valorizam nossa cultura brasileira.
    Parabéns pela publicação, sucesso para você!
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
  7. Oie.
    Eu achei mega interessante o titulo do livro hahahaha.
    Não curto livros do gênero, não é um livro que eu leria, mas confesso que é interessante, o segundo quote chamou minha atenção. Sua resenha ficou ótima, se caso um dia eu ler o livro te conto o que achei, mas espero gostar.

    ResponderExcluir
  8. Que título instigante!
    Adorei!
    Não conhecia e fiquei bem curiosa para ler.
    Parabéns pelo post!

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia o livro mas me parece uma obra e tanto, não? O modo como você falou tão bem dele me fez pensar como deve ser um livro realmente maravilhoso. Não sou muito fã de poesias (até leio de vez em quando, mas não tenho o costume), porém fiquei curiosa para conhecer a obra.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Oi Val, fiquei rindo com a palavra "ignorãnça" hehehe. Já li algo do autor, mas não posso me considerar fã. Gosto muito quando você traz obras do tipo, pois assim nos instiga conhecer coisas diferentes e de ótima qualidade. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?

    Puxa, tenho MUITA vontade de ler esse livro dele! <3 Não conheço muitas poesias dele e não lembro de tê-lo estudado muito nas aulas de literatura, mas as que já tive o prazer de ler, nossa, tão profundas e lindíssimas <333 Esses tipos de livros sempre procuro na biblioteca da minha faculdade, mas já procurei e não achei </3

    "No chão da minha voz tem um outono", me identifiquei bastante!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Não sou muito chegada a ler poesias, estou tentando mudar isso é achar algo que me agrade e ver se poesia te jeito pra mim ou não hahaha. Achei legal o autor utilizar bastante da natureza em suas expressões de linguagem para descrever os sentimentos na poesia. Não sei se eu compreenderia as mensagens da poesia, mas me parece ser um bom livro. Quem sabe um dia eu não chegue a um nível de entendimento em que consiga lê-lo não é mesmo?

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  13. Olá, confesso que poesias ou livros com esse assunto nunca me chamaram atenção, porém sei que é uma leitura "rápida" e que algum dia possa me interessar, ou assim eu espero rs
    Adorei sua resenha, beijos
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.