Os segredos Matematicos dos Simpsons

Recebi o titulo Os segredos matemáticos dos Simpsons do autor Simon Singh, publicado pela Editora Record e confesso que depois da leitura, realmente sou uma pessoa da área de Humanas. Escolhi a obra a titulo de curiosidade, por gostar da serie animada, e mesmo prevendo encontrar vários termos matemáticos ao longo da leitura, resolvi encarar a leitura de cabeça aberta... Nao posso dizer que a leitura foi de todo ruim, o problema é que os termos utilizados me soaram bem complicados, talvez pelo fato de eu não simpatizar realmente com a arte dos números...



Porem, a linguagem do livro é bastante acessível, ate para quem é leigo, e se você gostar de números e dos Simpsons, certamente vai apreciar bastante esse livro... Foi interessante descobrir as varias referencias matemáticas ao longo dos episódios e que passam despercebidas por olhares leigos, e ouso dizer que os autores da serie foram brilhantes em construir todo um universo matemático a partir das cenas e diálogos. O livro traz desde piadas nerds até formulas mais complexas que explicam ou [complicam] a cabeça do telespectador. 



Temos referencias a Albert Einstein e a sua equação cientifica E = mc2, numa cena com Maggie a brincar com blocos com números, o numero Pi em episódios como Homer Torta, com trocadilhos que só funcionam mesmo em inglês para se entender as piadas. Thomas Edison também é citado no inicio do livro, e - acredite - o donut de Homer também traz algo de matemático em si. 



Cubo de Rubik, Tabua de Galton, Fegoritmos e Equação de Euler são termos familiares a você?
Nem pra mim. Mas estão todos esmiuçados ao longo dos capítulos, em exemplos tirados completamente de diversos episódios do desenho animado...

Com relação a diagramação, o livro é bem ilustrado, tem uma capa lindíssima e algumas fotografias dos criadores de Os Simpsons e ilustrações, até mesmo de Futurama também. Em suma, a leitura pode ser até divertida se você tem curiosidade, aptidão e bem-querer pelas ciências exatas, mas se números te deixam impaciente e de mau-humor, pode ser que a leitura se mostre cansativa em alguns momentos... De qualquer forma, é uma leitura incomum e tem seu valor...

9 comentários:

  1. Olá, confesso que esse livro não tinha chamado a atenção, mas depois de ler sua postagem, admito que mudei minha opinião e leria a obra sim. E é ótimo saber que o texto é acessível, especialmente para quem não está habituado. Fiquei bem curiosa quanto a diagramação e as ilustrações ao longo das páginas.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi, como vai?

    Parabens sua resenha excelente, mas, ainda assim não tenho interesse em ler o livro, não no momento, pois nunca simpatizei com Simpsons. No futuro quem sabe? Talvez eu venha dar uma chance ao livro, isso por causa da sua resenha. Obrigada pela dica!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  3. Este livro me agradou literalmente. Sou a louca da ciência exatas e matemática realmente me agrada. Cara, eu não sabia da existência desse livro, porém vou comprar logo, logo MESMO.

    Oxente, Leitora!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma apaixonada pelos Simpsons, e apesar de trabalhar na área da saúde, amo ciências exatas. Às vezes chego a achar que escolhi o ramo errado. Já tinha visto esse livro em algum outro lugar e fiquei mega interessada de primeira. Infelizmente a grana tá curta e vou ter que esperar ele chegar na biblioteca da cidade que moro pra ler. Mas fiquei super interessada.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Não pedi o livro pelo fato de não suportar a ideia de ler algo por livre e espontânea vontade que tenha matemática. Tipo sério kkkkk lendo sua resenha fiquei bem feliz de saber que não perdi nada.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  6. Sou humanas dos pés à cabeça, e nunca que leria este livro (até porque não gosto da animação).

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Essa capa é simplesmente o principal motivo que havia me chamado a atenção para ler esse livro. Porém mudei de ideia após ler sua experiência com ele.

    ResponderExcluir
  8. Oieeeee! Confesso que na gosto muito dos Simpsons e odeio matemática! Kkkkk Não sei se é um livro que eu gostaria ou leria, mas essa capa é show haha. Talvez eu leria so pra ser do contrário haha. Bjos

    ResponderExcluir
  9. Olá Val.
    Definitivamente esse livro não é para mim hahaha passo longe de matemática. Apesar de gostar muito dos simpsons essa leitura eu passo.
    Mas gostei da sua resenha, conseguiu me deixar curiosa mesmo assim hehehe

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.