Gon desce o rio - Masashi Tanaka

Gon desce o rio é um mangá de autoria de Masashi Tanaka e uma de suas principais características - além de um dinossauro filhote como protagonista - é o fato do quadrinho não possuir balões de fala. A princípio, você pode se perguntar como uma história se mantém sem diálogos, mas a resposta está na incrível expressividade encontrada nos personagens desenhados. Quem curte o universo dos quadrinhos japoneses sabe o quão impactantes são os olhos nesse estilo de desenho, muitas vezes tornando desnecessários qualquer fala para compreensão da trama...



Dividido em quatro capítulos, Gon se encontra com vários animais na floresta, ao descer a correnteza de um rio, ser quase devorado por piranhas ou até mesmo 'passear' no lombo de botos cor-de-rosa. Apesar de simpático, o pequeno dinossauro pode manter um olhar feroz a fim de espantar seus opositores, e é dessa forma que ele defende filhotes de várias espécies contra os ataques de um lobo - que na verdade só queria mesmo alimentar os seus...

É impressionante o trabalho gráfico de Gon, as ilustrações são um show visual e explicam bem o porquê dos balões de fala serem dispensáveis nesse tipo de história. Alguns podem achar mais fácil e rápida uma leitura visual, mas acredito que pelo fato de as imagens contarem a história, é necessária maior atenção por parte do leitor para deleitar-se com as nuances em tons de cinza que compõem a obra...


O mangaká Musashi recebeu o prêmio Eisner pela série Gon nas categorias de melhor publicação para público jovem e obras de humor, é considerado um grande artista em seu meio e é detentor dos prêmios Osamu Tezuka em 1998 e Tetsuya Chiba em 1985. Os cenários que ambientam o cotidiano de Gon não se prendem a um local em específico, nem a épocas.  É possível encontrar o pequeno dino na selva africana ou na floresta amazônica. 

Em suma, é uma 'leitura' divertida e graciosa, ideal para curar ressacas literárias ou para encantar aqueles que tem apreço por natureza e seus animais... Aos mangakás, uma excelente aquisição para se ter na estante...

13 comentários:

  1. Oiii Maria, tudo bem?
    Eu me surpreendi diante dessa obra que tu trouxe dessa vez, achei um encanto em cada desenho e leria com toda certeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria!
    Nunca tinha ouvido falar desse mangá... e adorei conhecer!
    Como gosto de animais e estou me aventurando no mundo dos mangás achei que foi uma dica bem relevante para o MEU momento rsrsrsrs. Adorei os traços de Masashi e com certeza vou procurar para ler... bjos

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Valéria tudo bem, quando eu era mais nova eu lia muitos mangás, esse ainda não conhecia, e o que mais me chamou atenção foi o fato de não ter baloes de fala, e mesmo assim ele conseguir expressar a história. O poder que os desenhos tem de transmitir é incrível. Bjkas

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia, mas também sou meio por hora do meio mangás. Achei a leitura uma graça, e deve mesmo curar ressacas e ajudar a passar o tempo com qualidade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Maria
    Realmente, pelas fotos, as ilustrações parecem estar maravilhosas.
    Eu ainda nao conhecia o livro, mas apesar de gostar de quadrinhos, não curto muito mangás. Mas gostei da dica, quem sabe ainda me animo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria Valéria!
    Achei lindo o traço desse mangá e bem diferente o fato de não ter balões de fala, apesar disso, não é meu tipo preferido de leitura, então dessa vez dispenso a dica.
    Bjos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. OOi :)

    Não conhecia o livro, mas também não me interesso muito. Não curto mangás! :(
    Para quem aprecia deve ser um boa.

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro porque não tenho o hábito de ler quadrinhos, HQs nem nada do estilo mas pelo que você escreveu percebi que seria uma experiência interessante. Esse recurso sem diálogos mas ilustrações bem expressivas onde o leitor precisa ficar atento para acompanhar a história desenvolvida pelas imagens me deixou curiosa. Penso que cada um tirará sua interpretação de acordo com seus conhecimentos e experiências, concordas!!???
    Parabéns pela leitura e valeu pela dica.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Val, que bom que você inseriu imagens do mangá, pois realmente fiquei pensando como se daria a história sem falas. Vejo que os desenhos são bem expressivos mesmo e tenho certeza que é uma experiência nova e enriquecedora. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Achei fantástica a ideia de uma história que pode ser contada por ilustrações, somente com a expressividade dos personagens. Eu não conheço muito sobre mangás, mas já tem algum tempo que ando querendo ler os do meu sobrinho para saber um pouco mais sobre o gênero. o seu post me deixou com muita vontade de conhecer este mangá. Anotado.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  11. Oioi! Tudo bem?
    Adoro um mangá e anime e nao conhecia esse do dinossauro.
    Achei mtoooo interessante nao ter falas e tudo é falado pela expressao e pelo contexto.
    Fiquei curiosa.
    Otima resenha.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Oi Maria, não conhecia esse mangá e já fiquei curiosa. A capa me lembrou 'Em busca do vale encantado', ai que nostalgia...kkkkk

    Abraços

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.