A Guerra dos Tronos, volume I da Série As crônicas de Gelo e Fogo - George R. R. Martin

os post-its marcam as mortes do livro...


É com imenso prazer que venho através deste post discorrer minhas impressões com o primeiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo, A guerra dos Tronos, do autor George R. R. Martin, e publicado aqui no Brasil pela Editora Leya. Logo quando ouvi falar da série de livros e de TV, não me animei pra conhecer a história [tenho problema com modinhas e quem me indicou não ajudou muito]. Ainda bem que resolvi mudar de ideia e comecei a ver o primeiro capítulo... o resultado disso é que em uma semana, havia assistido 4 temporadas... 

Patrulha da Noite


Tudo começa quando três patrulheiros da Patrulha da Noite são atacados por criaturas estranhas que habitam o norte da grande muralha de gelo... Apenas um deles sobrevive mas por ter desertado da Patrulha da Noite, acaba decapitado por Lorde Eddard Stark [Ned], pai de seis filhos [sendo um deles bastardo, Jon Snow]... São eles: Robb, Sansa, Arya, Brandom e Rickon... O mais novo tem três anos e Robb tem quatorze, assim como Jon. Eles vivem em Winterfell e o símbolo de sua família é um lobo...

Cat, Bran, Arya , Sansa, Robb, Jon Snow e Ned.

Falando em lobos, na volta para casa, Ned se depara com uma loba morta e cinco filhotes. Jon convence a dar as crias a cada um de seus filhos, e logo percebe um filhote mais afastado, todo branco, que acaba ficando sob seus cuidados... Ele o chama de Fantasma... No retorno a Winterfell, Ned recebe a visita inesperada do rei Robert Baratheon, sua esposa, cunhados, filhos e comitiva... Ele quer seu amigo de longa data como Mão do Rei, cargo que só perde em poder para o do próprio rei, e apesar de vários acontecimentos estranhos, incluindo um 'acidente' com Bran, Ned acaba cedendo, sem muitas opções... Mas algo ocorreu com a antiga Mão do Rei, cunhado de Ned, e ele vai perceber da pior forma o quanto sua família estará em perigo após ele ter aceitado esse cargo... 

Lorde Tywin, Cersei, Jaime e Tyrion


Temos a família Lannister, Jaime e Cersei [mulher do rei], gêmeos. e Tyrion Lannister, o filho caçula, anão. O pai deles é muito rico e poderoso, em geral a familia é ambiciosa e não mede esforços para conseguir seus objetivos... Ao longo da trama, somos apresentados a vários outros personagens que terão relevância com o decorrer do livro, entre eles Daenerys e Khal Drogo, a família Tully [Catelyn, esposa de Ned, pertence a essa família], os membros da Patrulha da Noite, que estão enfrentando um poder desconhecido além da muralha, e que não são apenas os selvagens que vivem no local... Esse poder desconhecido está trazendo consigo um rigoroso inverno, e a disputa pelo trono de ferro é o menor dos problemas do Reino... 


Khal Drogo e Daenerys [melhor casal, shippo muito]...

O livro é dividido em capítulos, alternando os personagens-chave do primeiro livro: Ned, Catelyn, Tyrion, Bran, Daenerys, Sansa, Arya e Jon Snow. Cada um é narrado em terceira pessoa, contando fatos sobre cada um dos personagens, entremeando os acontecimentos... Apesar de ser uma leitura que prende o leitor, possui uma narrativa densa e cheia de detalhes que são imprescindíveis para a trama, e é necessária atenção do leitor para não se perder nos pormenores... 



Apesar de ser um belo calhamaço de quase 600 páginas, não há como se entediar ou abandonar a leitura... Para os fãs do gênero Fantasia, a série é um deleite repleto de intrigas, mortes [Martin não poupa ninguém, seja vilão ou herói], personagens odiáveis que no capítulo seguinte podem ser amados [e o contrário também], magia, lutas, enfim... um belo conjunto harmonioso que trazem ao leitor satisfação mais que garantida... Você vai se apaixonar por cada detalhe, vai chorar, ter raiva... as emoções se entremeiam, num misto de liquidificador... 

Com relação à série, este ano estreia a sexta temporada, e já tomei altos spoilers e me informaram também que a partir da segunda temporada, muita coisa se difere dos livros... Pretendo ler ao menos o segundo calhamaço ainda esse ano... e mesmo sabendo das discrepâncias, não consigo odiar a adaptação para a tela da TV... Como diria o lema da casa Stark, "O inverno está chegando", e você não pode ficar alheio[a] as tramas ardilosas e mortais do reino de Westeros... Bem-vindo[a] aos Sete Reinos... 

George R. R. Martin

29 comentários:

  1. Estou há meses com esse primeiro livro de game of thornes, mas nunca consigo pegá-lo para ler. Acho que por já ter assistido a série, acabo colocando outros na fila de prioridades e ele fica para trás, coitado hahaha
    Um dia eu lerei também! :)

    http://controleliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá... tudo bem??
    Sempre que leio resenhas desse livro termino com dúvida haha... não curto muito o enredo fantástico deste nipe... mas aprecio ver pessoas lendo esse tijolinhos por ai a fora... desde quando a série de TV foi lançada nunca tive curiosidade de assistir e cada vez que falam dela tenho menos vontade... não sei... ela simplesmente não me atrai e não consigo ver a graça do povo com ela... mas enfim... é uma questão pessoal minha rs... quem gosta, gosta e pronto... que bom que você tá curtindo... e boa sorte nas próximas leituras... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a imagem do livro com os post-its kkkkk vc pode tanto dizer que são as mortes quanto a quantidade de personagens relevantes na história!
    Esse autor é simplesmente um gênio, eu o tenho na mais alta conta! Li até o 3º livro e assisti apenas a 1ª e a 4ªtemporadas da série completas (das outras peguei uns episodios aqui, outros acolá). Eu quero voltar a eles mas a trama é dão densa que eu preciso de dedicação exclusiva, mas eu sou expert em ler vários livros ao mesmo tempo (quando vejo já foi, to no 3º e o 1º tá ali me encarando). Não dá pra fazer isso com George, ele não deixa, autor ciumento!
    Quanto as diferenças livro X Tv : elas existem e são gritantes, mas a história é tão boa que eu curto ambas \o/

    Bjnhos de Tinta
    Blog Mundo de Tinta

    ResponderExcluir
  4. A série é fantástica, literalmente... rsrs... mas nada se compara a escrita soberba de tio George, caramba! Eu me encantei com a leitura de A Guerra dos Tronos. Realmente na segunda temporada da série ela começa a tomar um rumo completamente diferente dos livros, o que faz com que tenhamos duas grandes e maravilhosas histórias no mesmo universo. Eu sou simplesmente doida e apaixonada por As Crônicas de Gelo e Fogo, nas duas mídias. Só quem não gosta de fantasia é capaz de não gostar do que teremos lá.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. OI, Maria
    Eu li o primeiro livro, mas não vi a temporada inteira. Queria ler os livros primeiro.
    Que bom que você se animou a assistir porque é demais!! O único problema é que George costuma matar nossos preferidos..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Val, finalmente vc entrou no barcão de ASOIAF.
    Hauahauahau.
    Eu sou suspeita pra falar dessa série, pq eu estou totalmente enlouquecida com esses livros, George Martin tomou minha vida.
    Quanto à série, bem, vc não consegue odiar pq vc não viu nada ainda dos absurdos que D&D fizeram. A hora que vc chegar lá pelo quinto livro a gente conversa sobre o que foi a "adaptação" (fanfic) horrorosa que eles fizeram.

    ResponderExcluir
  7. Só amor sobre essa série. Confesso que conheci através da série e não me arrependo em nada ter seguido a moda, que nesse caso, veio super bem-vinda. Martin é um mestre em desenvolver mistérios e criar novas situações que enlouquece o leitor, e o melhor, não tem medo de arrisca.
    É realmente uma leitura para se ler com atenção, se não, nos perdemos em alguns fatos, até porque são tantos personagens, fatos e tramas. Amo essas crônicas, ainda não consegui terminar a leitura dos livros, mas pretendo fazer com o decorrer dos meses.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  8. Realmente, mesmo sendo um livro grande é impossível achar a leitura lenta ou chata. É uma fantasia excelente, eu li os dois primeiros livros da série, e só não fui para o terceiro, porque por mais que seja uma leitura rápida, desanima a quantidade de páginas, rs. Eu prefiro assistir a série, que está ótima! Mas ainda quero ler os que faltam quando tiver tempo.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Olha, não li muito a parte em que você fala da história porque quero assistir ao seriado mesmo, mas vou esperar um tempo já que preciso colocar algumas em dia. Mas em relação a mortes eu sei que o autor faz isso com qualquer personagem, não tem esta coisa de favoritos ou não. E que é super fantástico, mas como é bem de fantasia, não estou com muita pressa de ver.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  10. Já faz um tempinho que eu fiz essa leitura, mas entalei no inicio do livro três e fiquei lá (Foi triste pra mim), sei lá mas ele é o maior de todos, é complicado ler, porque a pessoa não tem nem posição pra segurar aquele mondrongo, mulher. Eu antes tinha até a desculpa pra não ler, que eu não tinha as sequências e não queria ler o terceiro e ficar na vontade, mas ai no começo do ano ganhei o quarto e o quinto, não tenho mais desculpa pra adiar a leitura, hauhauhuaha, vou voltar esse ano.
    Quanto a adaptação eu acho que até a terceira/quarta temporada ela é bem fiel, nessa ultima temporada que saiu foi que começou a desandar a coisa, não tenho mais a empolgação de antes pra assistir, mas pretendo retomar de onde eu parei.
    Beijos valzita

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Essa é uma série que eu tenho curiosidade de ler, mas não sei se o faria agora. Não sou muito fã de fantasia, e confesso que o tamanho dos livros me deixam um pouco assustada...hehe' O mundo criado pelo autor parece ser incrível, invejo pessoas que conseguem um feitio assim *-* Ainda não comecei a acompanhar a série de TV, mas pretendo fazer isso um dia.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/novidades-de-janeiro-josy-stoque.html

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Gostei muito da sua opinião sobre o livro.
    Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de ler - e olha que não foi por falta de vontade.
    Meu irmão está começando o terceiro livro hoje e gostando muito da leitura. Eu, entretanto, não sinto o dom para ler, no momento.
    Espero que, quando eu ler, eu curta muito da leitura.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, fico feliz em ver que será lançado mais um livro dessa série que todos dizem ser maravilhosa. Eu não tive oportunidade de ler os livros ainda, até porque não sou muito chegada em fantasias e o tamanho deles me assusta um pouquinho! aahah mas um dia ainda quero me arriscar!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-tudo-pode-acontecer.html

    ResponderExcluir
  14. Oi, flor.
    Adquiri esse livro há dois anos, mas ainda não me animei a lê-lo. Realmente, é um camalhaço de páginas, mas não é esse o motivo. Não sei, talvez como você também tenha me desanimado por ser "modinha". Mesmo assim, lendo sua resenha, percebo que vale a pena investir tempo nessa obra.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oláa
    Acredita que nunca li os livros e nem vi a serie??!! Pois é..tenho os primeiros volumes em ebook..só tomando coragem pra ler =P E já sei que quando iniciar a leitura não posso me apaixonar por nenhum personagem pq com certeza ele vai morrer...esse autor é mt sanguinario... t.t
    Quero ler pelo menos os 3 primeiros livros pra poder ver a serie..pois mt gente diz que a 1 temporada tem muito dos 2 primeiros livros.. Vamos ver se consigo iniciar essa leitura ainda esse ano =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-mais-uma-chance-abbi-glines.html#comment-form

    ResponderExcluir
  16. Oi, Maria!
    Nessas horas eu queria gostar de fantasia pra ler/ver essa história. Pelo tanto de fãs, por essa capacidade de mudar opiniões dos leitores sobre um personagem de um capítulo pro outro, pela falta de piedade ao matar os personagens... George Martin é um gênio, cara! Tomara que não morra antes de acabar tudo.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  17. Eu sou completamente apaixonada por essa série. É uma das minhas queridinhas. Quando li o primeiro livro, me admirei com as descrições e os diferentes pontos de vista. Gostei muito disso, porque é bom ver que a história não fica em um lugar só. Eu adoro o primeiro volume, mas o 4 é o meu favorito. Espero que você goste de todos os outros. :)

    ResponderExcluir
  18. Aaaaa super entendooo o fato de vc assistir 4 temporadas em uma semana. Eu juro que aconteceu o mesmo comigo, só que no caso foi the vampire diaries, eu não queria assistir de jeitoooo nenhum, mas uma amigo me encheu a paciência a ponto de me fazer sentar de frente para um pc e me obrigar a assistir 3 epsódio na marra --- foi o que bastou. Corri para uma coladora e aluguei as 3 temporadas - só tinham essas na época, e assisti tudo em 3 dias.
    Mas nunca tive curiosidade de ver As Crônicas de Gelo e Fogo, eu até já assisti partes de algumas temporadas, obrigada por amigos, mas ainda não fiquei mega curiosa kkkkkk
    E os livros - poxa, são gigantes kkkkk
    Tenho certeza que os livros são bons, e lendo sua resenha tenho mais certeza ainda kkk
    Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Eu confesso que já tentei ler o primeiro livro da série e não consegui, acho que me senti intimidade com o tamanho do livro rsrs, mas eu acompanho a série e confesso que gosto bastante, mas sei que alguma coisas mudaram, mas espero ter coragem de ler completamente o primeiro livro.

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Eu li o primeiro livro faz um tempo, mas confesso que não me empolguei para continuar com a série... A estória realmente prende o leitor mas acho que simplesmente não é meu estilo hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oii Maria, tudo bem?

    Gostei bastante da sua resenha. Eu li "A Guerra dos Tronos" e gostei bastante, é um livro cheio de detalhes e com bastante personagens, e realmente tem que ter bastante atenção durante a leitura, mas a história é bem envolvente. Li o segundo livro e gostei também, mas o terceiro estava bem parado até a metade e acabei desistindo da leitura, e como o livro não era meu, acabei tendo que devolver.

    A série eu assisti a primeira temporada e achei bem fiel, mas a partir da segunda realmente começa a mudar bastante coisa. Eu também acabei desistindo de assistir a série.

    Talvez um dia eu volte a ler, mas nem tenho tanta vontade mais. Gosto muito dos personagens, mas o preferido sem dúvida é o Tyrion. E sério que você marcou todas as mortes com os posts-it? Rsrs, tem que comprar bastante se for fazer isso nos outros.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  22. Morro de vontade de ler! Nem a série eu assisti. Sempre com tanta coisa pra fazer, resenhas para entregar, é complicado se entregar a mais de 600 páginas! Fico com receio de não conseguir ler rapidamente, seja pelos detalhes, seja pelo gênero. Não sou fã de carteirinha, sou uma romântica assumida, então para ler outros gêneros, o livro tem de ser realmente incrível. E aposto que esse é. Por falta de opção, tenho ele físico e comprei e-book recentemente kkk

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  23. Oi, como vai?
    Então, eu tenho um certo problema em começar a ler séries. Eu preciso comprar todos os livros pra depois começar. Só tenho até o livro três e sempre me esqueço de comprar o restante. Acho que vai demorar um tiquinho até eu comprar os outros. Menina, quanto post-its nesse livro!!!!!!!!!!!!

    Beijos, Lali
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  24. Olá Maria!!
    Eu tenho muita vontade de começar a ler guerra dos tronos, mas duas coisas me desmotivam: todo mundo lê e meu namorado não gostou. Dificil ne? A ambientação do livro é muito meu estilo, gosto de coisas de época, das roupas das relações.. adoro! Ver o seriado seria ótimo, pq decido rápido se gostei ou não, mas só vou começar a ver em março, nas minhas férias...
    Espero gostar tb!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi! Tudo bem?

    Assim como você, relutei para ver a série. Mas... Não me arrependi nem um pouco! Ainda não li os livros, mas pretendo. Achei animador o fato do calhamaço não abrir oportunidade para o tédio. Como boa fã de fantasia, tenho vergonha de ainda não ter lido pelo menos o primeiro da série :( Mas, fazer o que?! hahah Esse mundo literário tem tanta coisa que algumas acabam ficando de lado. E sério que os post-its marcam as mortes no livro? X_X HAHAH Bem mais que no seriado! Já me falarem que a partir da segunda começa a diferir do livro mesmo... Bom, acho que terei de ler pra saber, né?!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem? "os post-it marcam as mote no livro" geeeente kkkk o livro é praticamete um semitério..... eu queria muuito ler essa saga, mas além do tamanho do livro tem o fator do preço também, esses dois fatores me separam de ter a felicidade de ler e me aventurar nesse livro. Ouvi dizer que esse é um dos maiores escritores do momento, e n foto ele parece bem simpático... Beijos torça para eu conseguir essa belezinha
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, Maria! Tudo bem? Então, eu li os dois primeiros livros e, diferente de você, fiquei beeeem entediada... hahaha Levei uns 6 meses para terminar cada um deles e ainda não criei coragem de ler o 3º (apesar de já ter todos em casa D:). A história não funcionou para mim do jeito que eu gostaria, apesar de eu achar a trama super interessante. Acho que pegou na minha leitura foi a narrativa extremamente detalhada, que ficou cansativa, na minha opinião. Que bom que a sua experiência de leitura foi diferente e que você se sentiu bastante envolvida na obra! Espero que os outros livros te encantem da mesma forma \o

    ResponderExcluir
  28. Oiii
    O livro é muitoo bom,os post-it marcando as mortes,foi o melhor.
    Por isso não me apego aos personagens.
    Eu gosto muitooo da série. Li só o primeiro livro,mas essa semana já começo o livro 2.
    E eu estou muito ansiosa pela nova temporada da série.
    Acho que assim como o livro te envolve,ele envolve a todos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Eu amei sua análise do livro. Eu não li mas gostaria de comprá-lo antes do final da série. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar séries baseados em livros. Adoro assistir game of thrones, porque tem toda a essência do livro mais uma produção audiovisual incrível. É uma série muito interessante.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.